Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

CLS 63 AMG: singular combinação de potência e estilo


Cupê de quatro portas acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos

Desempenho marcante, estilo dinâmico e exclusividade. A Mercedes-AMG criou um automóvel completo na forma do novo CLS 63 AMG. Acionado pelo novo motor V8 de 6,3 litros que foi desenvolvido inteiramente pela AMG, este cupê de quatro portas proporciona 514 cavalos de potência e torque de 630 Nm. A potência e o torque específicos são maiores do que os de qualquer outro motor de oito cilindros naturalmente aspirado em todo o mundo.

O resultado é um desempenho de alto nível. O CLS 63 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e chega aos 200 km/h em 15,1 segundos, enquanto sua velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).

O novo motor V8 de 6,3 litros da AMG é o primeiro do mundo a combinar o conceito de alta rotação com grande deslocamento. Desenvolvido exclusivamente pela AMG, este propulsor de alto desempenho oferece 20% mais torque que motores naturalmente aspirados com potência similar. Feito inteiramente de alumínio de alta resistência, esse V8 foi desenvolvido com a mesma tecnologia usada nas pistas de competição, o que reflete a linhagem esportiva da AMG. A disposição vertical das válvulas de admissão e exaustão juntamente com a nova tubulação de admissão variável, incluindo duas abas integrais de aceleração, resultam em um superlativo carregamento dos cilindros.

Esta singular combinação de velocidade e grande deslocamento alcança o melhor dos dois mundos: uma extensa flexibilidade em altas rotações e, ao mesmo tempo, muita força em baixos giros do motor. O caráter esportivo do CLS 63 AMG manifesta-se na forma de agilidade e resposta dinâmica em todas as faixas de rotação. O novo V8 AMG gera 500 Nm de torque a partir de 2000 rpm, enquanto o máximo dos 630 Nm surge a partir de 5200 rpm, o que proporciona aceleração dinâmica e instantânea, resultando em prazer ao dirigir.

Para aumentar ainda mais a percepção da esportividade do CLS 63 AMG, os engenheiros refinaram o sistema de exaustão, isso para que a força do V8 6.3 possa ser não apenas sentida, mas também ouvida.

Câmbio AMG SPEEDSHIFT 7G-TRONIC com teclas de mudança no volante

A transmissão AMG SPEEDSHIFT 7G-TRONIC é responsável pela transferência de potência do motor para as rodas no novo CLS 63 AMG. O motorista pode escolher entre mudanças de marcha automáticas ou seqüenciais, que podem ser executadas com o uso da alavanca seletora ou com toques nas novas teclas de mudança AMG, feitas de alumínio.

A transmissão automática de sete velocidades oferece tanto um estilo dinâmico de direção quanto uma condução orientada para o conforto. Três modos de mudança de marcha especialmente configurados para as características de desempenho esportivo do motor V8 AMG permitem controlar sua potência para o melhor aproveitamento possível. Selecionáveis por uma tecla no console central, os modos de mudança do CLS 63 AMG - "S" (Sport), "C" (Conforto) e "M" (Manual) - oferecem características distintas de velocidade das trocas de marchas.

No modo "M", o motorista pode utilizar como quiser a potência do motor V8, já que não existe nenhuma mudança automática de marcha sob aceleração total. Nessa opção, a marcha selecionada é mantida até que a seguinte seja acionada manualmente, ou seja, a transmissão SPEEDSHIFT AMG não seleciona automaticamente uma marcha para cima nem quando o motor alcança seu limite de rotação na marcha em uso. Por outro lado, à medida que o giro cai, se aproximando do limite inferior, a transmissão automaticamente reduz uma marcha.

Suspensão esportiva AMG recentemente desenvolvida a partir da AIRMATIC DC

O alto desempenho oferecido pelo CLS 63 AMG é complementado tanto pela suspensão esportiva AMG quanto pelo sistema de freios de alto desempenho AMG. Tomando como base a suspensão pneumática semi-ativa AIRMATIC DC com Sistema de Amortecimento Adaptativo ADS II, os engenheiros da Mercedes-AMG desenvolveram uma nova suspensão esportiva AMG, com molas e amortecedores mais firmes para garantir a segurança e o equilíbrio do modelo em traçados sinuosos.

Como resultado, os amortecedores utilizados no modelo têm características modificadas em seus três estágios, o que os deixou com curso mais curto. Já a suspensão de autonivelamento automático assegura que o curso da mola permaneça exatamente o mesmo quando o carro estiver totalmente carregado. Por fim, barras anticapotamento mais robustas reduzem a inclinação da carroceria na entrada de curvas em alta velocidade.

A exemplo da transmissão SPEEDSHIFT AMG, a suspensão AIRMATIC DC permite que o motorista do CLS 63 AMG escolha entre características mais orientadas para o conforto ou para uma condução esportiva; tanto os amortecedores quanto as molas respondem instantaneamente à medida que o modo em uso é mudado, mas sua regulagem também podem ser ajustada manualmente, em três estágios, ao simples toque de um botão.

Freios compostos de alto desempenho AMG nas rodas dianteiras

O CLS 63 AMG é equipado com um novo conjunto de freios compostos de alto desempenho nas rodas dianteiras. Freios a disco internamente ventilados e perfurados em todas as rodas garantem potência de desaceleração combinada com resistência à fadiga. A combinação escolhida de rodas e pneus acompanha o nível de esportividade desse cupê de quatro portas: a AMG equipou o modelo com pneus 255/40 na dianteira e 285/35 na traseira, montados, respectivamente, em rodas de aro 18" de 8,5" e 9,5" de largura.

O acabamento das rodas também é diferenciado: com desenho de cinco raios, elas são pintadas na cor cinza titânio.

Estilo de carroceria muscular AMG para um cupê sofisticado

O apelo esportivo do CLS 63 AMG é sublinhado pelo estilo muscular da carroceria AMG, que inclui um spoiler dianteiro com grandes entradas de ar e faróis de neblina redondos, saias laterais e um proeminente aerofólio traseiro.

Os dois conjuntos duplos de saídas de escapamento ovais AMG, com acabamento cromado, também compõem os destaques visuais do modelo, além do efeito acústico que proporcionam. A grade do radiador com suas três proeminentes lâminas pintadas na cor prata e a insígnia "6.3 AMG" nas asas dianteiras são características adicionais de identificação.

O aerofólio traseiro AMG, integrado à tampa do porta-malas, reduz efeitos de levantamento no eixo traseiro em cerca de 30%, melhorando adicionalmente a estabilidade em altas velocidades.

Extensa linha de itens de série e acabamento que combina couro e alcântara

O acabamento interno do CLS 63 AMG é feito de uma combinação de materiais de alta qualidade com exclusivo estilo esportivo. O desenho dos novos bancos multicontornos AMG oferece um padrão de perfuração especial e costura dupla. Com sistema de aquecimento e a insígnia AMG no encosto, além de detalhes de alcântara na altura dos ombros, os bancos foram projetados para oferecer o apoio lateral necessário em entradas em curvas de alta velocidade. Os dois assentos dianteiros oferecem ajustes elétricos e memória de posições.

Outros detalhes internos que ressaltam o refinamento do CLS 63 AMG incluem três opções de cores para o revestimento de couro que forra os assentos, os painéis centrais das portas e o descansa-braço central. Além disso, o modelo traz volante esportivo ergonômico AMG com novas teclas de alumínio para mudanças de marchas, painéis cromados na soleira da porta com a inscrição AMG e painel completo de instrumentos, com destaque para o velocímetro com escala até 320 km/h.

Novo também é o menu principal do computador de bordo AMG, que exibe qual é a marcha em uso e indica as mudanças de marcha para cima recomendadas no modo Manual, além da temperatura do óleo do motor, da voltagem da bateria e do RACETIMER. Essa nova função (RACETIMER) permite que o motorista do CLS 63 AMG registre os tempos de suas voltas em circuitos de competição particulares, armazenando não apenas o tempo da volta mais rápida, mas também as velocidades média e máxima, bem como a distância da volta percorrida.

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

Motor Magazine
R. Duarte de Azevedo, 448 - São Paulo - SP - Tel.:55 11 2973-8204
contato@motormagazine.com.br
Nipotech Brasil Tecnologia