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Novo Nissan Sentra chega ao mercado brasileiro

Apenas seis meses depois do lançamento nos Estados Unidos e no México, chega ao Brasil a sexta geração do Nissan Sentra. Como ressaltou o CEO da Nissan, Carlos Ghosn, durante a estréia mundial do modelo no Salão de Detroit de 2006, o Sentra reúne uma atraente combinação de design, conforto e performance.

O modelo, que foi uma das atrações da Nissan no último Salão do Automóvel de São Paulo, ostenta ainda a última palavra em tecnologia da marca japonesa em seus veículos de série. No Brasil, é o único deste segmento com transmissão continuamente variável, o câmbio XTRONIC® CVT.

Com esses atributos o modelo ingressa no mais concorrido segmento do mercado brasileiro. Segundo recentes estimativas, o mercado de sedãs médios no Brasil crescerá 19% este ano, com volume aproximado de 154.000 veículos. A vinda deste veículo reforça um dos pilares do plano de expansão da companhia no Mercosul, que visa o aumento da gama de modelos disponíveis na região até 2009. “O Novo Nissan Sentra é muito importante nesse contexto de crescimento. Proporcionará maior visibilidade à marca e reforçará ao consumidor brasileiro que não somos focados apenas em veículos 4x4”, afirma Thomas Besson, presidente da Nissan Mercosul. Besson destaca ainda que o Novo Nissan Sentra é o primeiro automóvel da marca na categoria desenvolvido para as Américas, com excelente aceitação nos mercados dos EUA, Canadá e México. “O carro atende aos mais rigorosos padrões de qualidade e de segurança exigidos nestes mercados”, completa.

Montado em Aguascalientes, México, uma das três fábricas da Nissan com maior índice de qualidade, o Novo Nissan Sentra conta com três anos de garantia. Besson também destaca que o veículo foi reconhecido com grau máximo de proteção para motorista e passageiro nos testes de colisão frontal e lateral feitos pelo NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), a agência reguladora de segurança no trânsito nos Estados Unidos.

Desde a versão de entrada, o Novo Nissan Sentra vem equipado com itens de conforto e de segurança não encontrados nos demais sedãs médios à venda no país. Fora isso, terá grande oferta de equipamentos e de acessórios de personalização. “O comprador poderá montar seu novo Sentra conforme convier”, explica Nélio Bilate, diretor de Vendas, Marketing e Planejamento de Produto da Nissan Mercosul. Seus principais concorrentes serão: Honda Civic, Toyota Corolla, GM Vectra e Renault Mégane.

“Observamos que em linhas gerais o segmento é sinônimo de carro sóbrio e previsível e que as famílias não se divertem dentro de um sedã”, diz Bilate. “Viemos para mudar esse conceito com um sedã versátil, surpreendente e com alta dose de esportividade”. Nélio lembra que o interior do Sentra foi projetado a partir de pesquisas: descobriu-se, entre outras constatações, que o tempo de permanência no trânsito das grandes cidades pode chegar a 5 horas por dia e que grande parte dos donos desse tipo de veículo viaja com freqüência. “Por isso, investimos muito no conforto, ergonomia e prazer ao dirigir”, reforça o executivo.

O teto curvo, um dos detalhes mais marcantes do desenho junto com os faróis e a traseira curta, contribui para o amplo espaço interno. Os volumes, limpos e sem adereços desnecessários, são acentuados pela linha de cintura alta. Entre as soluções inéditas encontradas no Novo Nissan Sentra, destaca-se o exclusivo sistema “Divide-N-Hide®”, uma divisória no interior do porta-malas com múltiplas funções, como a de acomodar objetos úmidos para preservar o carpete ou ocultar bagagens que podem ser alcançadas do interior do veículo. O encosto do banco traseiro pode ser rebatido totalmente ou na proporção 60/40, sem necessidade de remoção dos apoios de cabeça, para formar uma superfície plana.

As três versões oferecidas no Brasil (2.0, 2.0 S e 2.0 SL) são equipadas com motor de alumínio quatro cilindros 16V com sistema CVVTCS (Continuously Variable Valve Timing Control System), sigla para controle de abertura e fechamento de válvulas continuamente variável. “Entre os concorrentes diretos equipados com motor de até 2 litros, o Sentra é o que oferece maior potência e torque”, destaca Mário Furtado, gerente de Marketing Produto da empresa. São 142 cv (5.500 rpm) com torque de 20,3 kgfm (4.800 rpm). A princípio, serão oferecidas unicamente versões a gasolina. A maioria dos consumidores entende que um sedã deve ter prioritariamente, entre outros itens, design atraente, bom custo-benefício, conforto e desempenho. 
  
Dois tipos de transmissão estão disponíveis: a manual de seis marchas e a XTRONIC® CVT com função overdrive. “O XTRONIC® é o que há de mais avançado em transmissão continuamente variável”, afirma Rafael Clemente, coordenador de Planejamento de Produto. “Além das passagens de marcha sem solavancos, o XTRONIC® CVT proporciona desempenho com até 5,5% de economia em comparação à versão com caixa manual, já que o motor sempre trabalha na faixa de rotação ideal”.

Já o câmbio manual de seis marchas conta com sincronizadores de cone triplo para a 1ª e 2ª marchas que deixam o carro mais “vivo” e preciso nas mudanças de marcha. Já a 6ª marcha é alcançada em uma rotação menor que os concorrentes, o que proporciona menor ruído e consumo de combustível mais baixo.

O Novo Nissan Sentra é construído sobre a plataforma C da aliança Renault-Nissan, uma estrutura extremamente rígida composta por sub-chassi para sustentação do motor. Entre os equipamentos de segurança, todas as versões contam com airbag duplo frontal e freios com ABS e controle eletrônico de distribuição de frenagem (EBD). As versões top de linha trazem ainda airbags de cortina e airbags laterais.

Apresentação

O Shift da evolução
Uma das atrações da Nissan no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, no fim do ano passado, e seis meses depois do lançamento nos Estados Unidos e no México, chega ao Brasil o Novo Nissan Sentra. O modelo traz soluções inéditas para a categoria – uma delas é a transmissão continuamente variável, o XTRONIC® CVT. Traz ainda um desenho marcante e uma arquitetura interna voltada para a versatilidade.

 “É a primeira vez que a Nissan do Brasil trabalhará com volumes tão expressivos em um automóvel de passeio”, conta Thomas Besson, presidente da Nissan Mercosul. O executivo acredita que o Sentra contribuirá decisivamente para a estratégia de crescimento da empresa no Brasil, contida no plano SHIFT_mercosul. O plano, amparado por investimentos de US$ 150 milhões, prevê vendas de 40.000 unidades no ano de 2009.

Para Besson, o Novo Nissan Sentra representa um forte impulso para o desenvolvimento do plano SHIFT_mercosul, iniciado no fim do ano passado com o lançamento do Murano. “Estamos certos de que o modelo irá surpreender o consumidor brasileiro”, afirma.
 

Mercado

Aprovado pelo público
As pesquisas mostram que o comprador tradicional de sedã é predominantemente do sexo masculino, é casado, usa o carro na cidade e tem idade média de 48 anos. O Novo Nissan Sentra mudará esse perfil.

“Durante a apresentação no último Salão do Automóvel de São Paulo, constatamos que o Sentra fascinou o público entre 35 e 50 anos”, revela Nélio Bilate, diretor de Vendas, Marketing e Planejamento de Produto da Nissan Mercosul. “A grande maioria dos entrevistados aprovou o desenho, o acabamento e também a oferta de itens de série das versões”. É a mesma constatação que chegou a Nissan nos demais países onde o novo Sentra é vendido. “Nos Estados Unidos e no México, o carro tem atraído compradores de todas as faixas etárias, mas especialmente o jovem, um claro sinal de que a Nissan trouxe a esportividade para uma categoria de automóveis normalmente associada ao conservadorismo”, completa Bilate.

O Novo Nissan Sentra começa a ser vendido já como modelo 2008 em três diferentes versões de acabamento (2.0, 2.0 S e 2.0 SL), todas com generoso pacote de itens de conforto e segurança de fábrica. A oferta de equipamentos de série (veja lista de equipamentos) é extensa e foi um dos atributos que mais agradou aos entrevistados no Salão do Automóvel. A garantia de três anos foi outro benefício aprovado pela maioria dos visitantes do Salão.

O carro, no entender de Nélio Bilate, chega ao mercado brasileiro no momento certo. “O país vive um clima favorável, a procura por sedãs médios deve aumentar significativamente este ano, e a nossa rede de concessionárias está preparada para receber este novo modelo”.

A novidade, observa Bilate, acarretará tráfego mais intenso de clientes nas lojas e atrairá compradores não tradicionais da marca. “Nossa rede, até então, era especialista em veículos de nicho – os 4x4, cujos compradores são pessoas com conhecimento técnico mais apurado e exigem um atendimento mais demorado.

O 350Z é procurado geralmente pelo cliente em busca de seu esportivo exclusivo”. O perfil dos interessados pelos 4x4 é típico: homens que visitam a loja em companhia de amigos. Quem compra o 350Z geralmente vai sozinho.

O Novo Nissan Sentra, diz Bilate, levará as famílias para o show-room. E, para recebê-las, novas estratégias estão sendo criadas. Uma delas é a instalação de ambientes de entretenimento para as crianças. Outra é a reformulação do layout das lojas, nas quais os automóveis de passeio ocuparão lugar de destaque. As butiques Nissan Store, que oferecem artigos de vestuário e acessórios da marca, serão ampliadas (mais duas serão inauguradas este ano, no Rio e em Curitiba). Test-drives para que o comprador conheça a excelência da transmissão XTRONIC® CVT – e, mais importante, para que saiba como tirar o melhor proveito dela – serão incentivados. “O ponto mais importante na venda do Sentra é a informação: queremos que o cliente tenha todas as suas dúvidas esclarecidas por atendentes bem preparados”, afirma o executivo.
Até o final de 2007 a marca deverá contar com 70 pontos de vendas em todo o país.


Versatilidade e estilo

Nem parece sedã
O Novo Nissan Sentra é, por definição, um sedã. Mas na prática, incorpora soluções encontradas em monovolumes: além do amplo espaço interno, traz comodidades pensadas para atender às necessidades do motorista e dos passageiros. É um dos carros mais silenciosos da categoria. Seu desenho é, igualmente, incomum para um três volumes – criado pelo Nissan Design America, na Califórnia, Estados Unidos, tem proporções marcantes, acentuadas pelo teto suavemente curvo, pela traseira alta e curta e pela dianteira agressiva.

Por dentro
Para conceber a arquitetura interna do Sentra, a Nissan investiu em pesquisas. Descobriu, entre outras conclusões, que compradores desta categoria de automóvel chegam a permanecer até 5 horas por dia no trânsito das grandes cidades. E que nos fins de semana costuma viajar com a família. Precisa, portanto, de conforto e de comodidade a bordo. Mais que isso, precisa de um carro versátil.

Versatilidade é uma das chaves do projeto do Novo Nissan Sentra, explica Mário Furtado, gerente de Marketing Produto da Nissan do Brasil. “Além do interior amplo e da atmosfera aconchegante, o carro conta com recursos que se adaptam às necessidades do dia-a-dia dos ocupantes”. Furtado observa que nem todas as soluções contidas no Sentra são visíveis. É o caso dos difusores de ar do pára-brisa: são dez dutos que abreviam a operação de desembaçamento do vidro. “Dificilmente o consumidor irá perceber os detalhes, mas ficará satisfeito com os benefícios que esse tipo de solução traz”. O ar-condicionado – eis outro detalhe – tem compressor variável. “O compressor variável é mais eficiente que os de volume fixo, pois refrigera o interior em menos tempo”, explica Furtado.

O que se nota no interior do Novo Nissan Sentra é a preocupação com os materiais de acabamento e o capricho na finalização. A ergonomia foi privilegiada com a instalação da alavanca de câmbio próxima ao painel e com os inúmeros ajustes do banco do motorista. Quem prefere viajar em posição mais alta, o assento do banco do motorista pode ser elevado em até 60 milímetros. O volante de três raios e 36 cm de diâmetro incorpora os comandos do piloto automático de velocidade, além de regulagem de altura.

Entre os concorrentes diretos, é o que oferece a distância mais generosa do assento ao teto, o maior espaço para as pernas nos bancos dianteiros e é ainda o mais largo entre os sedãs médios (veja gráfico na ficha técnica). “É um carro que acomoda com conforto até cinco passageiros de qualquer estatura”, confirma Rafael Clemente, coordenador de Planejamento de Produto da Nissan Mercosul. “Houve muita pesquisa e trabalho de engenharia envolvidos no projeto do interior deste modelo”.

 Outra preocupação da Nissan refere-se à ergonomia. “Todos os comandos são intuitivos, de fácil alcance, uma forma de manter o motorista atento ao que interessa, o trânsito”, explica Mário Furtado. O bem-estar dos passageiros é reforçado pelos baixos níveis de ruído: de acordo com medições da Nissan, o Sentra é uma das novas referências em silêncio na categoria. “O emprego maciço de materiais de isolamento acústico e as soluções aerodinâmicas do projeto contribuíram para a redução dos níveis de ruído interno em qualquer condição de viagem”, afirma.  

A versão top de linha vem equipada com sistema de som premium Rockford Fosgate, uma das referências em equipamentos de áudio.

Há nichos e gavetas para organizar os pequenos objetos de uso diário. Os porta-copos (distribuídos no console central e no descansa braço do banco traseiro) têm ajuste para fixar recipientes de 600 ml a 1 litro. O frontal é regulável e pode abrigar também livros e DVD’s. O porta-luvas tem capacidade para 12 litros de volume, o suficiente para abrigar um notebook. No apoio de braço entre os bancos dianteiros há um compartimento de 4,8 litros de capacidade e espaço para guardar oito CD’s. Os CD’s também podem ser acomodados em uma embalagem apropriada embutida atrás do pára-sol do motorista e pode ser removida para a troca dos discos fora do carro. Quem viaja atrás pode guardar celular e outras miudezas em uma rede no encosto dos bancos dianteiros. Há também um porta-objetos/óculos no lado do motorista.

Uma das exclusividades do Novo Nissan Sentra é o sistema “Divide-N-Hide®”, uma solução tão simples quanto genial. Como o nome sugere, é uma divisória removível no interior do porta-malas: quando fixada em posição vertical, divide o porta-malas em dois compartimentos. Um deles, com acesso apenas pelo interior do veículo, serve para ocultar ou separar a bagagem. Quando rebatida, a divisória funciona como uma superfície plana para acomodar objetos úmidos (roupas molhadas ou sacos de gelo). A tampa, com quatro ganchos úteis para pendurar sacolas de supermercado, também pode ser removida para que os 371 litros de capacidade volumétrica sejam aproveitados na totalidade.

Para ampliar o espaço do compartimento, o encosto do banco traseiro pode ser rebatido na proporção 60/40 ou integralmente, sem a necessidade de retirar os apoios de cabeça traseiro que por sua vez são retráteis.

Por fora
O teto suavemente curvo e a traseira curta e alta são elementos de estilo marcantes do Novo Nissan Sentra. Mas o que distingue o modelo dos demais sedãs e o identifica como um Nissan são os faróis de formato irregular, claramente inspirados nos do 350Z. As lanternas traseiras com lente translúcida reforçam o espírito esportivo do carro. Mas, além disso, é um importante elemento de segurança, pois os sinais luminosos do conjunto óptico são claramente visíveis mesmo pelas laterais do carro.

A linha de cintura alta, marcada por um vinco que surge na coluna A e termina na extremidade da tampa traseira, e os pára-lamas robustos sugerem solidez, enquanto a acentuada inclinação do capô revela a preocupação da marca com a eficiência aerodinâmica e com baixos níveis de ruído. A combinação sugere que o Sentra é maior que seus 4.567 milímetros de comprimento. Por toda a superfície da carroceria não se notam excessos: as linhas são limpas.

O Novo Nissan Sentra será oferecido em quatro cores: uma opção de cor sólida, o Preto Premium, e três metálicas (Prata Classic, Cinza Magnetic e Azul Onyx). As rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55 são de série para as versões S e SL e opcionais para a versão de entrada.


Tecnologia

O melhor da Nissan
Os mais recentes avanços tecnológicos possíveis em um veículo de série estão presentes no Novo Nissan Sentra. “A Nissan não economizou recursos no projeto deste carro”, afirma Rafael Clemente, coordenador de Planejamento de Produto da Nissan do Brasil. A montagem é feita em uma das três unidades mais avançadas da marca em todo o mundo, a fábrica de Aguascalientes, no México.

Todas as versões vendidas no Brasil têm a mesma base mecânica – motor de alumínio 2.0 16V, comando variável CVVTCS, e 142 cv de potência (5.500 rpm). Clemente destaca que é a maior potência entre os sedãs médios de até 2 litros que concorrem diretamente com o Sentra em nosso mercado. O torque de 20,3 kgfm (4.800 rpm) também o maior entre os concorrentes diretos. “A curva de torque é muito suave: desde as rotações mais baixas, o motorista percebe a força do motor”, observa. “É o que faz do Sentra um sedã gostoso de dirigir”. Extremamente elástico, o motor conhecido pela sigla MR20 conta com reserva de força em qualquer rotação, alcançando 90% de seu torque máximo até 2400 rpm, garantia de retomadas mais seguras.

Em apoio ao quatro cilindros, o modelo pode vir equipado com transmissão manual de seis velocidades com escalonamento adequado às condições de trânsito no Brasil – a primeira é bastante curta enquanto as duas últimas marchas, mais longas, proporcionam velocidade de cruzeiro com conforto e economia de combustível.

Além de economia, a sexta marcha faz o motor girar em baixos regimes de rotação, garantia de menor vibração e ruído. “É um câmbio de operação muito simples e baixa manutenção”, destaca. A caixa conta com sincronizador de triplo cone para as duas primeiras marchas, solução que garante engates mais rápidos e precisos.

O estado da arte em transmissão, no entanto, é conhecido pela sigla CVT, do inglês “transmissão continuamente variável”. O Sentra é único sedã médio a oferecer o recurso. Desde 1992 a Nissan investe no CVT, usado inicialmente em veículos com motor de baixa capacidade cúbica. O sistema CVT da Nissan encontra-se na terceira geração. “As vantagens do XTRONIC® CVT sobre as caixas automáticas convencionais são marcantes”, lembra o técnico. “A começar pela economia de combustível”. Medições feitas pela empresa demonstraram que a transmissão automática convencional pode elevar o consumo em até 10% quando comparada com a caixa manual. Com o XTRONIC® CVT, a melhora é de até 5,5%, sempre em comparação com o mesmo carro com câmbio manual.

“É que o XTRONIC® CVT, com suas relações de marcha praticamente infinitas, trabalha sempre dentro da faixa ideal de rotação do motor. O resultado é uma queima de combustível mais eficiente e um funcionamento mais suave do conjunto, condições que favorecem a economia de combustível”, explica Clemente. São essas características que também passam ao motorista a sensação de condução mais direta, sem interferências mecânicas. As mudanças de redução na transmissão XTRONIC® CVT são feitas através de engrenagem cônica, de forma que não se percebe as trocas de marcha. Para as retomadas de velocidade, basta aliviar a pressão sobre o acelerador por instantes e voltar a acelerar – a resposta é imediata.

Com menos componentes móveis dentro da caixa de transmissão, já que o XTRONIC® CVT opera basicamente com duas polias e uma correia, a vida útil do sistema é maior que a das transmissões convencionais que trabalham com múltiplas engrenagens.

O pacote tecnológico do sistema mecânico do Novo Nissan Sentra também é formado pela direção com assistência variável elétrica. Suave em manobras de baixa velocidade, a direção é sensivelmente progressiva em velocidades mais altas e gera resposta imediata a qualquer movimento no volante. Não há nada melhor em manobras de emergência.

O conjunto de suspensão foi adaptado às condições de rodagem do Brasil, e é formado pelo sistema independente McPherson com barra estabilizadora na dianteira e por eixo de torção com barra estabilizadora na traseira. Os amortecedores contam ainda com dispositivo de controle de ondulação, ripple control, que eliminam as vibrações transmitidas por depressões ou obstáculos.

Segurança

Proteção cinco estrelas
O Novo Nissan Sentra é construído sobre a plataforma C da Aliança Renault-Nissan. É uma estrutura extremamente rígida formada por sub-chassi de ancoragem do motor e do conjunto de suspensão dianteira. A solução, além de melhor filtrar as vibrações, contribui para aumentar a segurança. Carroceria com zonas de deformação programada e ausência de elementos contundentes que possam ferir pedestres são outros recursos presentes no carro, conforme as exigências do mercado americano.

Em apoio a esta estrutura, o modelo conta com avançado sistema de proteção passiva que inclui airbags de cortina associados às bolsas de proteção lateral. O equipamento é de série na versão SL. Todas as demais vêm com airbag frontal duplo e freios ABS com distribuidor eletrônico de frenagem (EBD), projetada para compensar qualquer carga extra através do aumento da força do freio traseiro.

Com essas qualidades, o Novo Nissan Sentra se destacou nos testes de impacto feitos pelo NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), órgão responsável pela segurança no trânsito nos Estados Unidos. No ensaio de impacto frontal, feito à velocidade de 56 km/h contra uma barreira fixa, obteve cinco estrelas, a pontuação máxima. No teste de impacto lateral frontal (em que uma barreira móvel de 1,3 tonelada colide à velocidade de 61,6 km/h com a lateral do veículo), o Sentra foi o único sedã da categoria a conseguir pontuação máxima. Também foi aprovado com quatro estrelas, mesma média conseguida pelos modelos de outras marcas, nos testes de impacto lateral traseiro e de capotamento.

Para a segurança das crianças, o modelo vem com sistema para a fixação de cadeirinhas. Para a segurança do patrimônio, o Novo Nissan Sentra é dotado de série em todas as versões de imobilizador do motor e controle remoto para acionamento do alarme perimétrico, abertura e fechamento das portas e abertura do porta-malas.

O que faz a diferença

Garantia de qualidade

O Novo Nissan Sentra é feito em uma das três mais eficientes fábricas da Nissan em todo o mundo. Localizada em Aguascalientes, no centro do México, ocupa 1,8 milhão de metros quadrados e é formada pelas unidades de montagem de veículos, fabricação de componentes, de motores e pela fundição de alumínio, além de um centro de capacitação para formar mão-de-obra especializada. “Aguascalientes é uma das referências da Nissan em qualidade e em eficiência”, afirma Thomas Besson, presidente da Nissan Mercosul. “Boa parte de sua produção é destinada aos Estados Unidos, um dos mais exigentes mercados do mundo”.

Inaugurada em 1982 como fábrica de componentes e de estamparia, passou a montar veículos dez anos mais tarde. Para a fabricação do Novo Nissan Sentra e do Versa/Tiida, recebeu em 2005 investimentos de US$ 1,3 milhão. Além dos dois modelos, também fabrica o Nissan Platina (nome que o Clio Sedan recebe no mercado mexicano) e o Renault Clio. Sua linha tem capacidade para produzir até oito diferentes modelos.

No ano passado, registrou produção de 404.000 unidades e deve fechar 2007 com recorde de 554.000 unidades. É a segunda maior fábrica de automóveis do México: no total, emprega 6.000 funcionários.
Em fevereiro, o motor quatro cilindros 1.8 (125 cv) do Versa/Tiida MR18 marcou a produção de 6 milhões de motores em Aguascalientes. Diariamente são produzidas 1.738 unidades de motores, um a cada 53 segundos. A cada 60 segundos é produzido um automóvel.

O que só o novo Nissan Sentra tem
Todas as versões do Novo Nissan Sentra vêm equipadas com vários itens de série, além da grande oferta de equipamentos e acessórios de personalização. É apenas um diferencial do modelo em comparação aos sedãs médios à venda no país. Há outros, como se verá:

• Transmissão continuamente variável XTRONIC® CVT. Diferente das transmissões automáticas, o XTRONIC® CVT proporciona desempenho com economia: comparado com a versão manual de seis marchas, o CVT chega a ser 5,5% mais econômico;
• Porta-malas com divisória. O sistema “Divide-N-Hide®” permite ocultar ou separar bagagens no interior do porta-malas e também serve como base para objetos que não podem entrar em contato com o carpete de forração;
• Motor com mais torque e mais potência. Entre os concorrentes diretos equipados com motor de até 2.0 litros, o MR20 da Nissan se destaca no topo pelos 142 cv de potência (5.500 rpm) e pelos 20,3 kgfm (4.800 rpm) de torque;
• Airbags de cortina. Disponível como recurso de série na versão SL, vem integrado aos airbags laterais;
• Sistema de som Premium Rockford Fosgate. De série na versão 2.0 SL;
• Maior largura e maior altura. As dimensões representam amplo espaço interno para cabeça e ombros.

 
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