Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

Dodge apresenta no Salão de Detroit o modelo Magnum 2008

Reestilizado, o modelo inclui um capô agressivo, inspirado nas competições, com entrada de ar no capô, novos faróis, grade e acabamento interno

A nova linha Magnum reestilizada, que inclui os modelos SRT8, R/T, SXT e SE, continua representando os "muscle cars" norte-americanos, com seu perfil único, excepcional, versatilidade, potência Hemi, desativação de cilindros para maior economia e tração traseira ou em todas as rodas.

Tecnologia avançada, espaço flexível e funcional para cargas e equipamentos integrados de segurança se combinam para fornecer um eficiente veículo familiar, com o conforto e a estabilidade de um carro esportivo. Como nenhuma outra no mercado, a linha Magnum de 2008 é uma evolução da audaciosa, potente e inteligente filosofia de rua da marca Dodge.

Dodge Magnum SRT 8

O novo Magnum SRT8 é ainda mais provocante, com frente, grade, capô com entrada de ar. O automóvel se mantém fiel à filosofia da SRT - 'inspirado em pistas, preparados para rua' - fazendo de 0-100 km/h abaixo de 5 segundos e, ao mesmo tempo, com características utilitárias que fazem parte de toda a linha Magnum.

"O Dodge Magnum SRT8 é o 'pacote' final para os motoristas que procuram desempenho de carro esportivo sem deixar de lado a conveniência e a funcionalidade de um veículo familiar", diz Mike Accaviti, responsável por Planejamento e Marketing da Dodge Motorsports e da SRT, dentro do Grupo Chrysler.

Exterior agressivo inspirado no desempenho e interior inspirado nas corridas

Frente, grade e capô redesenhados enfatizam as extensas mudanças no novo SRT8. Com um fundo treliçado na grade em forma de mira de tiro, uma entrada de ar na dianteira para refrigerar os freios, e uma frente que reduz a resistência aerodinâmica refletem a preocupação com o desempenho. O SRT8 tem rodas de 20 polegadas em alumínio equipadas com pneus Goodyear F1, dianteiros 245/45ZR20 e traseiros 255/45 ZR20.

As cores disponíveis são prata metálica, preta cristalizada perolizada, azul metálico e vermelho. No interior, o Magnum SRT8 mantém seu ambiente inspirado nas corridas. Os destaques para 2008 incluem costuras em cor ágata, maçanetas de portas em fibra de carbono revestidas em couro e iluminação LED nos porta-copos e nos porta-mapas das portas.

O carro continua tendo bancos esportivos, os dianteiros profundamente esculturados, de apoios laterais altos, insertos dianteiros em camurça e ajuste elétrico. O volante de direção é feito em fibra de carbono e acabado em couro, a instrumentação esportiva é completa, incluindo velocímetro, tacômetro e marcador de temperatura.

Equipado com motor Hemi

Sob o capô está o V8 Hemi 6.1 que desenvolve 425 cv de potência e 78,7 kgm de torque, gerando uma aceleração de 0-100km/h abaixo dos 5 segundos e de zero a 160 e de volta a zero em menos de 17 segundos.

Novidade para este ano é um display reconfigurável no grupamento de instrumentos, o RCD, que fornece números instantâneos números de seu desempenho pessoal. A força do Hemi SRT 6.1 é entregue às rodas através de uma caixa automática de cinco marchas com um Auto Stick especialmente calibrado e comandado pelo motorista, cujas marchas podem ser selecionadas de maneira automática ou manual.

Desempenho global SRT

O Dodge Magnum SRT8 2008 oferece desempenho esportivo com amortecedores especiais, calibração de molas, buchas específicas e barras estabilizadoras de grande diâmetro. Para ainda maior estabilidade e benefícios aerodinâmicos, a altura ao solo do SRT8 é uma polegada mais baixa do que a dos modelos R/T e SXT, e o programa eletrônico de estabilidade - ESP - foi ajustado especialmente para suas características de agilidade. Novo equipamento de série é o controle adaptivo de velocidade de cruzeiro.

Freios esportivos fazem parte do desenho e do desempenho de um SRT. Pinças Brembo de alto desempenho, pintadas de vermelho, possuem cada uma quatro pistões sobre discos ventilados de 360 mm de diâmetro e 32 mm de espessura na dianteira e discos igualmente ventilados de 350 mm por 26 mm na traseira. Resultado: 100 a 0km/h em pouco mais de 33 metros.

Tecnologia de rua e pista

Seguindo sua visão de oferecer desempenho único ao custo mais baixo, com absoluta integridade e credibilidade, a SRT cria alguns dos mais distintos produtos do Grupo Chrysler.

Todo veículo SRT demonstra cinco aspectos chave: estilo externo que ressoa com a imagem da marca; interiores inspirados em competição; conforto e estabilidade de classe mundial ; eficiência em frenagem; e um motor fora do comum.

Dodge Magnum R/T, SXT e SE

Os Magnum R/T, SXT e SE vão para o futuro com uma sofisticação e um refinamento que começam com seu desenho externo dianteiro e uma aparência e sensação internas mais brilhante e de alta classe.

"Os Magnum 2008 oferecem refinamentos internos e externos dentro de um estilo que gera conforto, funcionalidade e desempenho", diz Tom Loveless, responsável por Marketing e Comunicação Global da Dodge. "O Dodge Magnum é um veículo único que continua a desafiar comparações no mercado".

Interior de refinamento intensificado

As mudanças de estilo dos modelos Magnum R/T, SXT e SE podem ser vistas na grade reticulada mais baixa e horizontalmente alongada para criar uma aparência mais agressiva. Elementos cromados adicionados à frente e à grade e outros detalhes ao redor dos faróis de neblina fornecem mais refinamento à aparência do novo Magnum.

O R/T tem elementos HID (descarga de alta intensidade) em seus faróis, que lhe dão mais visibilidade e uma aparência sofisticada e high-tech ao exterior.

O capô dos modelos Magnum possui uma linha expressiva, que vai da ponta do capô até o pára-brisa, evidenciando seu caráter musculoso, dando idéia da força do motor. Rodas de alumínio e pneus 245/45R20 para todas as estações climáticas contribuem à poderosa imagem que é pura Dodge. As novas cores externas incluem Bege e Titânio.

Interior brilhante e de alta classe

O interior dos modelos Magnum continua a oferecer um tratamento funcional e lógico, com avanços bem-acabados, incluindo superfícies de toque suave nos descansa-braços e em cima do console, uma nova haste para o controle de velocidade de cruzeiro na coluna de direção e iluminação LED opcional para os porta-copos e porta-objetos nas portas. Toques cromados estão no interior da cabine dos modelos R/T e SXT.

O painel de instrumentos foi redesenhado para ter um layout mais orientado ao motorista. Destacam-se suas linhas limpas, instrumentos fáceis de ler e circundados por anéis cromados.

Opção dos motores mais potentes de seu segmento

O Magnum R/T é equipado com um moderno motor V8 Hemi 5.7 com MDS (sistema de multi-deslocamentos). O MDS alterna suavemente entre um modo de quatro cilindros quando há necessidade de menos força e um modo V8 quando o condutor precisa de toda ou quase toda ela. Isso aumenta a economia em até 20% sem sacrificar o desempenho do veículo. Os motoristas podem ser informados da ativação do modo de quatro cilindros selecionando pela nova opção de mostrador de economia de combustível no centro eletrônico de informação veicular.

O V8 Hemi 5.7 desenvolve 340 cv a 5.000 rpm e 525 Nm a 4.000 rpm, e um consumo de combustível de 6,8 km/litro na cidade e 10 km/litro na estrada. Também disponível na linha Magnum é o V6 3.5 de 250 cv a 6.400 rpm e 340 Nm a 3.800 rpm, com um consumo de combustível de 7,6 km/litro na cidade e 10,8 km/litro na estrada.

Além disso, o V6 2.7 é oferecido, de 190 cv a 6.400 rpm e 258 Nm a 4.000 rpm, com um consumo de combustível de 8,4 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada.

Tração traseira

Todos os Magnum possuem tração traseira

O desempenho da tração traseira oferece o melhor equilíbrio veicular e a melhor estabilidade, através da separação das cargas de aceleração e direção.
Igualmente disponíveis são tecnologias automotivas avançadas que incluem um Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) com Brake Assist, sistema de controle de tração em todas as velocidades, e ABS nas quatro rodas, que se combinam com a tração traseira gerando confiabilidade em qualquer tipo de terreno.


Tração em todas as rodas, AWD

Os Magnum R/T e SXT estão igualmente disponíveis com tração em todas as rodas.
" Um sistema de tração em todas as rodas adiciona um diferencial dianteiro e uma caixa de transferência para gerar a melhor tração em diversas superfícies. Tracionando todas as rodas, o sistema gera excelente equilíbrio em curvas e melhor tração na neve.

Produção

A linha Magnum 2008 será produzida na planta de montagem de Brampton, em Ontário, no Canadá, juntamente com o Dodge Charger e o Chrysler 300. A produção dos Magnum começará no fim do verão americano de 2007 e chegará aos revendedores mais tarde, no quarto trimestre do ano.

A marca Dodge

Com vendas globais de 1,4 milhão de veículos em 2006, a Dodge, a marca de maiores vendas do Grupo Chrysler, continua sua ofensiva de produtos com os modelos Dodge Magnum SRT8, R/T, SXT e SE. Outros modelos da marca chegando com ano-modelo 2008 são os Dodge Avenger e Dodge Viper SRT10.

A Dodge é a quinta marca em vendas do mercado automotivo americano, com participação de 7%. No mercado de minivans, tem participação de 19%; no mercado de trucks, 16%; e no de automóveis, 4%.

Os Dodge Magnum SRT8, R/T, SXT e SE têm todos a disponibilidade de uma gama completa de sistemas ativos e passivos de segurança. Além dos equipamentos que evitam acidentes, como ESP e Brake Assist, controle de tração em todas as velocidades e ABS, que ajudam o motorista a manter estabilidade direcional e impedem o deslizamento de rodas, os Dodge Magnum oferecem uma diversidade de equipamentos de proteção contra acidentes.

Entre esses equipamentos estão:

Sistemas avançados de retenção e air bags de baixo impacto
Zonas de deformação da carroceria programadas
Coluna de direção absorvedora de energia
Disponibilidade de air bags laterais tipo cortina e air bags frontais
Janelas com dispositivo anti-esmagamento, pedais eletricamente ajustáveis, pneus auto-selantes e sistema de monitoramento de pressão dos pneus, fornecem adicionalmente um pacote total de avanços de engenharia e de tecnologia projetados para proteger e ampliar o desempenho.

Tecnologia de entretenimento e comunicação

A linha Dodge Magnum 2008 oferece a mais recente gama de entretenimento e comunicação disponível na indústria automotiva, mantendo simplicidade, segurança, liberdade e flexibilidade.

Sistema de comunicação viva-voz UConnect com tecnologia Bluetooth e interface iPod para gerar hábitos mais seguros ao dirigir
Rádio satélite SIRIUS
Sistema de navegação por DVD com mapas completos usando GPS que gera fácil roteirização até o destino
Sistema de entretenimento de vídeo por DVD para os ocupantes do banco traseiro, convenientemente localizado no porta-objetos para proporcionar fácil acesso.

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

Motor Magazine
R. Duarte de Azevedo, 448 - São Paulo - SP - Tel.:55 11 2973-8204
contato@motormagazine.com.br
Nipotech Brasil Tecnologia