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Conceito Jeep Trailhawk: o design do Grupo Chrysler abre suas asas sobre a robusta marca Jeep

O conceito Trailhawk se junta à gama Jeep combinando as características básicas de off-road do novo Wrangler de quatro portas à refinada sofisticação de um conversível on-road, gerando uma nova e diferente expressão para a família Jeep. Construído sobre a nova plataforma Wrangler, o Trailhawk é um veículo refinado para uso urbano, sem no entanto negar as legendárias capacidades off-road da marca Jeep.

Segundo Nick Vardis, principal designer de exteriores da marca Jeep, a chave da aparência do Trailhawk é a diferença de suas novas proporções, devidas parcialmente ao novo entre-eixos de 2,95 m. "A distância entre caixas de rodas é longa, o que dá ao veículo uma sensação de movimento à frente, mesmo parado, enquanto os balanços dianteiro e traseiro são mínimos", acrescenta. Até mesmo as colunas A são puxadas para trás. A sensação de movimento é ampliada ainda mais pela linha de cintura do veículo.

As rodas são circundadas por robustas laterais que se expandem para fora da carroçaria. De forma parcialmente trapezoidal, mas assim mesmo não assimétricas, elas são angulares, interpretando características fundamentais do design Jeep.

"As laterais são esticadas e puxadas numa ponta", diz Vardis. "Cada uma delas tem um 'lado longo' angulado em direção ao centro da carroçaria", explica. Essa, por sua vez, inclina-se à frente, acentuando sua largura. As caixas de roda circundam rodas de 22 polegadas e cinco raios, cada uma delas com um grande diâmetro externo de 34 polegadas (86,36 cm). Os pneus, construídos especialmente para o carro, têm faixa vermelha, cor esta repetida nas pinças expostas dos freios.

A parte de baixo da carroçaria, que se amplia ao longo da parte inferior das portas, faz intersecção com as caixas de roda. Escondido abaixo deste elemento horizontal está um estribo, com uma moldura prateada. Uma abertura de ventilação, localizada na linha de corte entre o pára-lama dianteiro e a porta, engloba um emblema circular Trail Rated (perfeito para trilhas).

O longo capô do Trailhawk tem à sua frente a tradicional grade de sete barras da Jeep, com as fendas ocupadas por uma textura de malha e inclinada para trás para estar de acordo com a superfície das laterais dianteiras. Entre a grade e as laterais, os faróis chanfrados mimetizam a postura inclinada para trás. Sob suas lentes claras e retas, quatro lâmpadas projetoras de alto desempenho, encaixadas em dois cilindros telescópicos em alumínio polido, iluminam o caminho à frente enquanto LEDs, configurados em faixas paralelas, fornecem a iluminação para pisca-piscas e estacionamento.

"Os faróis são cortados diagonalmente em sua parte superior", diz Vardis. "Eles olham à frente sob sobrancelhas anguladas, com uma aparência audaz". Vistos de frente, mimetizam os olhos de um pássaro de rapina.

"Como no caso de outros carros-conceito, primeiro vimos a superfície da grade e dos faróis juntos, no computador", lembra Vardis. "Imediatamente notamos a expressão de um falcão, daí o nome Trailhawk", explica.

As lanternas traseiras mimetizam a aparência dos faróis, inclusive com os sinais de pisca listrados e com a superfície da tampa do porta-malas.

A superestrutura do veículo é apoiada na parte de baixo da carroçaria, circundada por uma moldura chanfrada que dá a volta ao veículo, enfatizando a área envidraçada e a alta linha de cintura. À base do pára-brisa há uma grade telada de sete barras, reprisando a grade dianteira. A carroçaria é pintada em cor pérola de alto brilho, com sua parte inferior e as laterais num tom ligeiramente mais escuro.

As vidros, quando abaixados, entram totalmente na carroçaria e não há coluna B. As janelas traseiras também retraem totalmente.

Os dois painéis longitudinais em vidro cinza, sobre as duas filas de bancos, e o painel também de vidro sobre o compartimento de carga, são removíveis, assim como o é a vigia traseira que abre para cima. Com todos os vidros baixados e removidos, o Trailhawk oferece a seus ocupantes virtualmente o mesmo ambiente de um Jeep de capota flexível. A barra central, fixa, contém iluminação e vários porta-objetos integrados.

"O interior do Jeep Trailhawk enfatiza a liberdade de um veículo aberto, convidando elementos externos a entrar", diz Cliff Wilkins, responsável pelo design do interior. "Elementos mecânicos duros, que evocam detalhes do exterior, são contrastados através de materiais e acabamentos sofisticados, gerando um interior moderno, resistente, utilitário e que acompanha uma experiência premium de off-road."

O interior para quatro pessoas é dominado por dois principais elementos de design: o painel de instrumentos em 'dois andares' que atravessa o carro todo, e uma 'espinha' central que vai da frente à traseira e forma o console central. As saídas de ar-condicionado, a bússola e o inclinômetro estão na parte central vertical do console. São alojados em carcaças circulares com a aparência de alumínio usinado, detalhadas como nos anéis dos faróis. O volante de direção, revestido em couro de dois tons, tem um centro circular estático com comutadores verticais individuais para a iluminação e o controle de velocidade constante.

Sobre o túnel de transmissão, as laterais altas do console criam uma longa caixa aberta, para o transporte de inúmeros itens. Nessas laterais, dois módulos dianteiros/traseiros combinam apóia-braços móveis sobre trilhos ocultos, que podem ser colocados mais à frente ou mais atrás, à vontade dos ocupantes. No apóia-braço dianteiro, e usando a conhecida tecnologia de telas soft-touch, há uma tela plana basculável de controle remoto para o sistema de navegação.

"A utilidade inédita do console aberto é ampliada pela colocação do comutador da caixa de transferência Terrain Selector (seletor de terreno) no console vertical", diz Wilkins. Há também uma alavanca para o seletor eletrônico de marchas e do freio de estacionamento, ao lado direito da coluna de direção. Mais espaço para itens diversos é encontrado atrás de uma tampa do módulo de controle no console vertical e nos painéis inferiores de acabamento das portas.

O motorista e três passageiros podem relaxar em assentos premium revestidos em couro preto e laranja. O piso interno do veículo é revestido com material anti-escorregamento, muito prático para uso em mau tempo.

Na área de carga, cada painel traseiro curvo contém um sistema de som portátil e removível. Eles vêm em bonitas caixas retangulares pintadas em cinza escuro, com alto-falantes e um encaixe para um aparelho MP3. Para carregar materiais de primeiros socorros ou de emergências na estrada, porta objetos tipo militar, em cor laranja, facílimos de achar, vão montados à frente dos alto-falantes.

A utilidade da área de carga é ampliada por uma tampa que abre para baixo, com espaço para guardar inúmeros itens, quatro porta-copos e uma bandeja deslizante Load 'n Go com divisões móveis e que desliza para trás para facilitar a coleta dos itens armazenados.

"Uma das coisas mais extraordinárias do interior", diz Wilkins, "é que ele foi desenhado e teve todas as suas superfícies definidas eletronicamente, sem croquis ou modelos tridimensionais. Mesmo assim, o interior acabou sendo exatamente o que prevíamos."

 
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