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Design da nova Mercedes-Benz Classe C: arte em movimento

Tranquilamente superior, com esportividade e estilo: as típicas características da nova Classe C são refletidas no seu novo design. A extremidade dianteira desempenha um papel preponderante nisto - especificamente com sua pronunciada forma de flecha, que expressa energia à frente, agilidade e desempenho, e a grade do radiador que é montada no mesmo nível do capô e do pára-choques, ocupando praticamente todo o espaço entre os faróis.

Da mesma forma esta característica de design alcança uma dominância inconfundível, enquanto sua largura e posição angular muito aguda emprestam uma aparência muscular e de auto-confiança ao sedã. Além disso, como um característico detalhe identificador, a grade do radiador tem um significado muito especial na nova Classe C. Pela primeira vez em um sedã, a Mercedes-Benz usa a grade do radiador para posicionar atributos específicos ainda mais claramente:

  • Tranqüila superioridade e design andam de mãos dadas nas linhas Classic e Elegance. No modelo Elegance, por exemplo, uma grade de radiador formada tridimensionalmente reflete atributos como solidez e conforto - mas também um toque de luxo.
  • Na linha Avantgarde, a grade de radiador é ainda mais visualmente marcante. Ela chama a imediata atenção com uma grande estrela Mercedes centralmente posicionada e apoiada por três seções horizontalmente estendidas com acabamento de alto brilho e embelezadas por cromados. Estas são típicas características de design de modelos esportivos Mercedes, mas nem por isso menos elegantes e cheios de estilo.

Desta forma a Mercedes-Benz permanece fiel a seu objetivo de manter elementos tradicionais em seu depósito de genes estilísticos de marca, reinterpretando-os e usando seu forte simbolismo para criar uma presença nova e atualizada. A grade do radiador, com sua grande estrela Mercedes no centro, tem uma tradição de mais 50 anos.

Na época ela foi adotada diretamente da pista de corridas, e foi usada para a primeira produção em série de um esportivo da Mercedes-Benz em 1954: o legendário 300 SL "Asa de Gaivota". A nova Classe C incorporou esta característica de estilo na linha Avantgarde, dando-lhe uma moderna interpretação e declarando assim enfaticamente de onde se derivam seus genes.

Formas com elegância: extremidade dianteira fundida de um único molde

A muscular presença do sedã é acentuada pelo pára-choques dianteiro perfeitamente integrado com seus discretos lábios de spoiler, os faróis de neblina posicionados bem nas extremidades e a larga entrada de ar. Aqui também, as diferentes linhas têm características individuais: no Classic e Elegance a entrada de ar mais baixa recebe mais substância com três lâminas pretas, enquanto a linha Avantgarde recebe uma tela perfurada pintada de preto, do tipo carro esportivo. Como atrativos adicionais as linhas Elegance e Avantgarde oferecem contornos cromados nos faróis de neblina e na seção inferior da cobertura do pára-choques.

Assim como a grade do radiador, os faróis da nova Classe C transmitem uma mensagem que está em linha com os marcantes atributos desta nova série, especificamente precisão. Os faróis de fachos projetores são encapsulados em cilindros coloridos translúcidos, lembrando lentes de câmaras de alta qualidade, o que sublinha o caráter de alta tecnologia do sedã.

As lentes claras permitem uma visão da tecnologia de iluminação utilizada e acentuam o efeito cintilante dos faróis sob forte luz solar. Se a Classe C for equipada com faróis bi-xenon, as áreas translúcidas dos cilindros serão ainda maiores que as dos faróis de halogênio, caracterizando a aparência do sedã mesmo no escuro.

Com a mesma elegância, as cobertas superiores dos faróis com seus filetes cromados seguem o contorno do capô até a frente, até as bordas das lentes. A elegância do estilo e a máxima atenção aos mínimos detalhes resulta em uma harmoniosa mescla de forma e função.

Tranqüila superioridade unida ao estilo: interação entre linhas tensas e superfícies calmas

Em 2005, a Mercedes-Benz introduziu um novo idioma de estilo que casou tradicionais características de estilo e ao mesmo tempo refletia perfeitamente a superioridade técnica dos carros com a estrela Mercedes. O foco estava na claridade de expressão: os projetistas foram guiados pelos princípios do purismo, que eram interpretados mantendo-os atualizados com o tempo. Isto significa concentrar-se no que é importante, superfícies e linhas, dispensando todos os enfeites supérfluos ou desvios visuais.

Menos é mais: o diálogo entre linhas tensas e grandes superfícies tranqüilas é suficiente para transmitir a mensagem de simples superioridade e serenidade. A nova Classe C é uma representante adicional deste idioma de design. Este novo design Mercedes torna-se óbvio quando o sedã é visto de lado. Aqui ele é caracterizado exatamente por dois elementos básicos: grandes superfícies elegantemente contornadas, e marcantes linhas que emprestam estrutura a estas áreas. Os projetistas da Mercedes não precisaram mais nada que isto para emprestar uma estrutura formal ao aspecto lateral e criar um efeito simbólico.

A linha de ombros seguindo a linha da cintura é um importante ponto de referência visual que sugere potência e solidez. Ela forma um largo "ombro" muscular que apóia as janelas laterais, colunas e teto, formando uma linha contínua da extremidade dianteira até a extremidade traseira, e 'estica' elegantemente a carroçaria enquanto sugere uma refinada potência.

Na frente este ombro muscular apóia a fina coluna A, o ponto inicial da terceira linha característica nos carros Mercedes: a linha do teto. Esta descreve um gracioso mas poderoso arco sobre a carcaça da carroçaria e define a linha da coluna C, depois gentilmente mergulha com esta para unir-se à extremidade traseira. Uma fina fita cromada ao longo dos limites superiores da abertura das janelas laterais acentua este efeito de arco.

A assim chamada linha de caráter, abaixo da linha de ombros, é ainda mais marcante. Ela emerge organicamente do arco da roda dianteira e se eleva em direção à traseira, expressando assim dinamismo, energia à frente e elegância. Ao mesmo tempo esta típica característica de design Mercedes forma uma fronteira entre as superfícies convexas e côncavas das portas - entre a luz e a sombra.

As maçanetas das portas, pintadas na cor do veículo, mesclam-se com o aspecto lateral, assegurando que os olhos sejam atraídos para as características de design mais importantes.

Apesar de toda a elegância criada por estas superfícies e linhas, os atributos esportivos da nova Classe C não são absolutamente negligenciados. Isto é assegurado pelas novas proporções da carroçaria, com 55 mm a mais no comprimento do que o modelo antecessor, bem como uma bitola mais larga, arcos de rodas maiores e proeminentes pára-lamas, que intencionalmente parecem mais personalizadas aos contornos da carroçaria e, portanto, arqueiam sobre as rodas como músculos tonalizados de um atleta de alto desempenho. Os arcos de roda são preenchidos por rodas de 17"- equipamento de linha para os modelos AVANTGARDE e o pacote esportivo AMG, para enfatizar ainda mais a poderosa e atlética impressão geral.

Traseira com efeito de largura e linhas suavemente mescladas

Os elementos de design da lateral mesclam-se harmoniosamente quando a linha de ombros e a coluna C se juntam e geram uma linha fluida para a traseira. Abaixo da linha de cintura a linha de caráter flui para o contorno horizontal da tampa do porta-malas, elegantemente combinando o estilo da lateral e da traseira. A finalidade destas linhas é encurtar o balanço traseiro em termos visuais, criando uma traseira esportiva, cheia de estilo.

Como na dianteira, o aspecto traseiro da nova Classe C é projetado para enfatizar a largura da carroçaria e emprestar-lhe expressão formal. O marcante lábio do spoiler na tampa do porta-malas, que flui harmoniosamente para os páralamas e a linha de caráter, a maçaneta do porta-malas (cromada nas linhas Elegance e Avantgarde) e o atraente acabamento integrado do pára-choques são as características mais importantes para enfatizar a impressão de largura. O olho do observador é também atraído para os conjuntos de faroletes traseiros como ilhas nesta calma superfície, pausando brevemente antes de mover-se para seguir a intrigante interação das linhas da carroçaria.

Interior com elegância: estilo e tecnologia em harmonia

Uma das principais tarefas dos projetistas de interiores foi criar uma relação duradoura com seus admiradores. Os projetistas da Mercedes vêem o interior de um automóvel de passeio como um espaço de vida, onde motoristas passam uma grande parte de seu tempo. Isto torna cada vez mais importante uma atmosfera estimulante mas caseira. Mais uma vez a nova Classe C mostra como este objetivo pode ser alcançado enquanto se retêm todos os aspectos funcionais.

Os princípios de tranqüila superioridade, esportividade e estilo refletidos no design exterior também guiaram as mãos dos projetistas de interiores. Ao desenvolver o posto de comando, os projetistas da Mercedes levaram em conta o setor esportivo e incluíram instrumentos claramente dispostos, como são encontrados em esportivos ou cupês. Aros prateados, mostradores pretos, marcadores brancos e ponteiros brilhantes da cor laranja combinam perfeitamente forma e função para uma impressão de alto valor e fácil legibilidade. Na linha Avantgarde, uma placa de fundo de aparência metálica acentua o caráter especial desta versão de modelo.

Igualmente claramente disposto e bem distribuído, o painel em dois tons e o console central da nova Classe C formam uma unidade harmônica dentro do princípio de "projeto fundido de um único molde". O mesmo se aplica à integração da tela colorida na parte central superior do painel de instrumentos. Ela está perfeitamente posicionada dentro da linha de visão do motorista, mas também pode ser coberta ou embutida conforme necessário, sem desligar o rádio, sistema de navegação ou outras unidades conectadas a ela. Isto permite ao motorista focalizar no que é importante o tempo todo, decidindo por si mesmo quanta informação ele deseja ter à sua disposição - uma vantagem que se torna particularmente sentida dirigindo à noite.

A tela central é parte do novo conceito de controle e exibição que a nova Classe C adotou dos modelos da classe luxo Mercedes. Graças à sua unidade de controle central, chamada controlador, ela permite que numerosos botões e chaves sejam dispensados com os quais seria normalmente necessário acessar e operar as muitas funções das unidades de informação/entretenimento. Uma ergonomia inteligente assegura que o motorista tenha tudo facilmente acessível e dentro de sua linha de visão.

O termo que os especialistas dão para este aspecto de design de automóvel é "Design de Interface com o Usuário". Isto se refere à clara disposição e ao estilo das telas, interruptores e controles no painel, permitindo ao motorista entender seu uso intuitivamente, enquanto os integra harmoniosamente ao conceito geral de design, combinando assim a ergonomia com o apelo estético.

Chaves de controle direto no console central significam que o motorista ainda tem acesso direto a funções importantes. Ao toque de um botão, o rádio, o sistema telefônico e o de navegação são ligados e a interface relevante para o usuário aparece na tela. O controle de volume, função de procura de estações, e o teclado telefônico também podem ser acessados imediatamente. O controlador está disponível para todas as outras funções de controle, que podem ser girados, pressionados ou inclinados pelo motorista ou passageiro dianteiro para acessar os menus. A apresentação das informações na tela também foi uma tarefa para os projetistas: a fonte, os gráficos e a distribuição apresentam um quadro uniforme, são logicamente estruturados e atendem às exigências da Mercedes de uma operação fácil, intuitiva e auto-explicativa, tornando o procedimento operacional uma experiência gratificante em si mesma.

Acabamentos da portas como um contexto de estilo e cor

O acabamento das portas continua a divisão horizontal das duas partes do painel e formam um quadro para um interior no qual os ocupantes se sentem ainda mais seguros e tranqüilos. Dependendo das especificações, este efeito de sentir-se bem é reforçado pelo esquema de cores em dois tons do interior, com a cor contrastante mais escura da seção superior do painel continuada no acabamento das portas e até a traseira.

Uma fina fita cromada separa a linha da cintura dos conjuntos de controle e as superfícies decorativas nos painéis centrais das portas. Aqui também estilo e tecnologia estão em harmonia, já que as maçanetas das portas e os controles dos ajustes dos assentos elétricos (opcionais) com seu acabamento de alta qualidade formam uma unidade atraente tanto visualmente como ao toque.

Dependendo do modelo, o acabamento interno é em alumínio, madeira exótica, ou tem aparência de laca de piano de alta qualidade. Para um esquema de cores personalizado, uma quente combinação tom-sobre-tom de bege savana/ bege cashmere está disponível para a linha Elegance, enquanto destaques com cores mais fortes podem ser criados se for especificado um interior de couro para a linha Avantgarde.

 
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