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Novo sedã da Ford chega para conquistar o segmento de luxo

Estilo marcante e inovador, interior sofisticado, liderança em tecnologia e em segurança ativa e passiva, alto nível de conforto, equipamentos de última geração, potência e tamanho de um verdadeiro sedã grande. Este é o Fusion, o novo carro de luxo da Ford que veio para mudar os conceitos desse segmento no mercado brasileiro, com o melhor custo-benefício da categoria. Ele chega ao Brasil em junho próximo, num lançamento praticamente simultâneo com os Estados Unidos, Canadá e México, onde já é um grande sucesso.

O Ford Fusion renova o padrão dos sedãs grandes de luxo em todos os atributos. Design : equilíbrio entre arrojo e elegância, com proporções harmoniosas e detalhes sofisticados. Dimensões: as maiores da categoria, acentuando sua presença. Performance: os melhores níveis de potência, aceleração e retomada, com o avançado motor Duratec 2.3 L 16 válvulas. Segurança: o único com 6 air bags, incluindo cortinas laterais, e freios ABS de última geração. Tecnologia : inovadora transmissão automática de cinco marchas, controlada eletronicamente. Equipamentos: a maior oferta de itens de conveniência e conforto. Garantia: total de três anos.

“O Fusion é um novo marco no mercado brasileiro. Ele sinaliza a volta da marca a um segmento onde sempre foi uma referência: o de carros de luxo. E faz jus a essa tradição. É um produto de classe, inovador, e que oferece os atributos mais desejados pelos consumidores da categoria, combinando estilo, tamanho, conforto, desempenho, conteúdo e preço”, diz Barry Engle, presidente da Ford Mercosul e Ford Brasil.


Qualidade mundial

O Fusion é o primeiro carro totalmente “digital” da Ford. Ele foi inteiramente desenhado, desenvolvido e testado para produção em ambiente digital, utilizando a nova plataforma CD3 da Ford para oferecer precisão, qualidade e eficiência.

Resultado de um projeto conjunto entre as engenharias da Ford nos Estados Unidos, México, Japão e Brasil, ele foi desenvolvido para atender às condições de uso locais tanto da América do Norte como da América do Sul. Detalhes construtivos como altura livre do solo, robustez da suspensão e vedação da carroceria são aspectos que revelam esse cuidado.

Os investimentos no programa do Fusion somaram US$1,2 bilhão, incluindo a total modernização da fábrica de Hermosillo, no México, onde ele é produzido. A fábrica funciona com 20 fornecedores dentro do complexo, num sistema similar ao da Ford em Camaçari, na Bahia, e tem capacidade para produzir 305 mil veículos por ano. Ela ocupa uma área de 1,2 milhão de metros quadrados e, entre outros equipamentos de última geração, conta com robôs de soldagem múltipla e sistema de inspeção das soldas da carroceria a laser, que asseguram a alta qualidade do produto.


Grande por fora e por dentro

Tanto pelo tamanho como pela elegância de suas linhas, o Fusion é um carro de presença marcante. A carroceria chama a atenção pelas proporções arrojadas, incluindo linha de cintura alta e rodas de 17 polegadas . Ele tem 4.832 mm de comprimento, 1.835 mm de largura, 2.727 mm de distância entreeixos e medidas internas que também superam os concorrentes. Por conta disso ele é 21 cm mais comprido e 10 cm mais largo que o sedã médio mais vendido no mercado.

O porta-malas de 530 litros também é o maior da categoria, com espaço totalmente aproveitável para bagagem e ótimo acesso. Como complemento, o banco traseiro, bipartido na proporção 60/40, pode ser rebatido para acomodar objetos mais longos.


Design elegante e arrojado

O Fusion se impõe pelo tamanho, pela beleza e pelo status. O design da carroceria é resultado da feliz combinação, em doses equilibradas, de arrojo e elegância. Suas formas precisas e funcionais transmitem qualidade, ao mesmo tempo em que revelam seu apuro tecnológico e caráter dinâmico.

O Fusion é um três volumes de perfil atlético, marcado pela frente longa, traseira curta e linha de cintura alta. A chave de suas linhas harmoniosas está no equilíbrio entre a frente, cabine e traseira. O carro exibe proporções perfeitas, que são realçadas por detalhes sofisticados. A grade dianteira cromada com três grossas barras horizontais – assinatura do novo design mundial dos carros da Ford – é um deles.

Os faróis de forma trapezoidal com células independentes conferem excelente performance e harmonia com o exterior do veículo. A traseira exibe formas elegantes. As lanternas são rematadas por uma moldura cromada que se harmoniza com a régua aplicada na tampa do porta-malas, ajudando a realçar a linha de cintura alta.

Assim como os demais componentes do carro, as rodas de liga leve de 17 polegadas , com pneus P225x50 R17, aliam forma e função. Elas foram projetadas especialmente para oferecer beleza e alta resistência.


Requinte no interior

A mesma classe vista por fora é encontrada no interior requintado do veículo. Ele é todo em preto, incluindo os bancos de couro com pespontos contrastantes de cor prata. Os quatro mostradores redondos do painel têm contorno da mesma cor. À noite, os ponteiros vermelhos, iluminados por LEDs, proporcionam excelente leitura e também um belo efeito visual. O computador de bordo inclui dois hodômetros parciais e bússola, além de indicar a velocidade média, o consumo (km/l) e a autonomia do veículo em quilômetros.

O volante, revestido em couro, tem comandos incorporados para controle do rádio, do ar-condicionado digital e do piloto automático. O motorista também tem ao alcance da mão um porta-objetos no painel. Ele conta ainda com um descansa-braço no console central que traz dois compartimentos para guardar objetos, porta-CDs e uma tomada de 12 V. Já o banco traseiro traz um apoio de braço central, com porta-copos.

O banco do motorista possui ajuste elétrico de posição, manual para o apoio lombar e milimétrico para o encosto do assento.

O sistema de som do carro também impressiona pela qualidade. Ele é composto de toca-CD com MP3 com capacidade para seis CDs no painel e oito alto-falantes, sendo dois subwoofers. O Fusion é uma verdadeira sala de concerto.


Equipamentos completos

O Ford Fusion 2006 é oferecido na exclusiva versão SEL, topo de linha, em duas cores: preto Chamonix ou prata Bernesse. E vem com os seguintes equipamentos de série: abertura interna do porta-malas, acendimento automático dos faróis, air bag frontal duplo (motorista/passageiro) de dois estágios, air bag lateral, air bag de cortina para os vidros laterais, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste elétrico de posição, ajuste lombar manual e ajuste milimétrico para regulagem do encosto, alarme antifurto, ar-condicionado automático, aviso de utilização do cinto de segurança (motorista e passageiro), aviso sonoro de chave na ignição, aviso sonoro de faróis acesos, bancos de couro, banco traseiro bipartido, toca-CD/MP3 para seis CDs com oito alto-falantes, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, cintos de segurança traseiros de três pontos, computador de bordo com diagnóstico e bússola, console central com descansa-braço, porta-copos e porta-objetos, conta-giros (tacômetro), controles do rádio, ar condicionado e piloto automático no volante, descansa-braço no banco traseiro com porta-copos, descansa-pé do lado do motorista, desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, encosto de cabeça ajustável nos bancos dianteiros, espelhos de cortesia com iluminação, espelhos retrovisores externos elétricos com desembaçador e com luz de aproximação, espelho retrovisor interno eletrocrômico, faróis de neblina dianteiros, freio ABS nas quatro rodas, jogo de tapetes de carpete, luz elevada de freio, maçanetas das portas cromadas, sistema de imobilização eletrônica PATS, piloto automático, rodas de liga leve 17", régua do porta-malas cromada, relógio analógico, soleira nas portas dianteiras, temporizador da luz de cortesia, temporizador do limpador do pára-brisa com velocidade variável, transmissão automática de 5 velocidades, trava de segurança para crianças, trava elétrica das portas com controle remoto, travamento automático das portas com o carro em movimento, vidros elétricos com um toque para baixo no lado do motorista e volante em couro.

Teto solar elétrico também é disponível como opcional.


Dirigibilidade excepcional

O prazer de dirigir o Fusion começa na concepção do chassi com rigidez torsional elevada. É um carro projetado para otimizar o conforto, com grande estabilidade e comportamento dinâmico previsível e seguro. A alta potência do motor, a transmissão bem escalonada e o acelerador eletrônico se combinam para proporcionar um comando suave com boa economia de combustível e níveis mínimos de emissões.

A direção assistida, com sistema de pinhão e cremalheira, é montada no subchassi frontal para reduzir ruídos e vibrações. A suspensão independente nas quatro rodas também confere maior conforto e segurança. Ela absorve com eficiência as asperezas da pista e contribui para a estabilidade e respostas precisas.

A suspensão dianteira é formada por braços duplos de comprimento desiguais. A suspensão traseira, do tipo multilink, é montada em subchassi. Ela trabalha em um plano inferior ao do assoalho do porta-malas. Deste modo, as torres do amortecedor não invadem o espaço do porta-malas.

O sistema de freios de última geração incorpora freios a disco nas quatro rodas, com sistema antitravamento (ABS) de quatro canais, e sistema eletrônico de distribuição de frenagem (EBD).


Motor potente e econômico

O motor Duratec 2.3 L 16 válvulas do Fusion com bloco de alumínio, duplo comando de válvulas variável i-VCT e coletor de admissão de dutos variáveis, utiliza alta tecnologia para oferecer, ao mesmo tempo, potência, economia e nível mínimo de emissões. É o motor de quatro cilindros mais potente da categoria, com 162 cv (a 6.500 rpm) e torque máximo de 20,7 kgfm (a 4.500 rpm).

Outro grande diferencial do Fusion é a transmissão automática de cinco velocidades com redução controlada eletronicamente. A presença de cinco marchas possibilita oferecer um escalonamento mais preciso. É fácil perceber a superioridade do desempenho dessa transmissão em comparação com os modelos automáticos de quatro velocidades.

A grande vantagem deste câmbio é a função “Low”, não encontrada em nenhum veículo da categoria. Quando acionada, ela funciona como um freio-motor e ajuda a desacelerar o veículo quando necessário, sem que o motorista necessite utilizar de forma tão constante os freios, como num carro de transmissão automática convencional. Seu sistema eletrônico procura sempre a redução mais apropriada para o nível de rotação, respondendo prontamente aos comandos do motorista.

Ela também pode ser usada quando se quer uma retomada rápida – como, por exemplo, numa ultrapassagem.

O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h , limitada eletronicamente. Além disso, é o mais econômico da categoria. O seu consumo médio é de 9,8 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, segundo medições feitas pela Ford no Campo de Provas em Tatuí, executadas de acordo com o procedimento EPA-75.


Tecnologia do silêncio

A carroceria do Fusion tem um coeficiente de penetração aerodinâmica baixo: 0,32. Esta, porém, não foi a preocupação principal dos projetistas ao desenvolver o veículo. O trabalho mais forte consistiu em eliminar áreas de turbulência e de ruídos de vento, um item muito valorizado pelos consumidores da categoria.

O carro passou por um desenvolvimento exaustivo para a eliminação de ruídos, vibrações e asperezas. Análises computadorizadas do fluxo de ar foram utilizadas, por exemplo, para maximizar a eficiência dos dutos de refrigeração e minimizar a turbulência. O uso adequado de isoladores em áreas chaves também contribui para o seu ambiente silencioso.

Os espelhos retrovisores, por exemplo, foram trabalhados aerodinamicamente para direcionar o ar para baixo, reduzindo assim o barulho do vento e os respingos de chuva no vidro lateral. A precisão nos encaixes de todos os componentes de acabamento interno é outro fator que reduz potenciais fontes de rangidos.


Líder em segurança

 

A Ford está entregando um carro com alta tecnologia e a segurança é um atributo muito importante para o consumidor de veículos dessa classe. A carroceria do Fusion foi projetada para oferecer alto nível de proteção aos ocupantes, com desenvolvimento apoiado em simulações e testes de impacto reais. Ele tem uma célula de sobrevivência extremamente rígida que protege o habitáculo de passageiros, complementada por áreas de deformação programada para absorção de impactos.

A presença de reforços estruturais no teto aumenta a proteção em caso de capotamento. Uma maior proteção contra impactos laterais nas portas é garantida pelas barras de segurança laterais. Além das barras, mais uma tecnologia Ford aumenta a segurança dos ocupantes em caso de impacto lateral: placas de poliuretano de alta densidade com 5 centímetros de espessura colocadas dentro das portas. Isso garantiu ao Fusion uma performance cinco estrelas para os passageiros frontais em caso de impacto lateral, segundo os rígidos critérios da entidade governamental americana NHTSA.

A carroceria dispõe também de estribos reforçados, com características especiais de deformação (“dual phase”), e reforços na coluna central (coluna “B”) soldados a laser. Essa tecnologia resulta em uma área do veículo mais rígida na altura do torso dos ocupantes e em uma base mais flexível que direciona a energia de um impacto para fora do compartimento de passageiros.

O acionamento dos air bags frontais (duplo estágio) é comandado por quatro sensores de presença e de carga, instalados nos trilhos e nos assentos dos bancos. O sistema avalia parâmetros como presença, peso do ocupante, posição do assento e severidade do impacto na tomada de decisão de abertura do air bag em um ou dois estágios. Se o motorista tiver peso equivalente ao de uma criança, ou o motorista estiver muito próximo do volante, somente o primeiro estágio é acionado.

Outro grande diferencial do Fusion são os air bags de cortina laterais. Eles praticamente impedem que os passageiros batam a cabeça nos vidros laterais em colisões severas e ajudam a bloquear estilhaços de vidro e outros objetos capazes de causar ferimentos durante um impacto.


Melhor custo-benefício

O Fusion entra no mercado para disputar os consumidores de sedãs grandes, hoje um segmento em expansão. Pelo conteúdo e custo-benefício que oferece, ele reúne atributos para enfrentar, com vantagem, não só os competidores do mesmo tamanho – mais caros –, mas também os sedãs médios topo de linha.

“O segmento tem projeção de alcançar um volume de 42.000 unidades este ano e pode crescer mais com o Fusion. Os sedãs grandes disponíveis hoje no mercado se encontram em um patamar de preço elevado. Mas a Ford adotou uma estratégia diferente. Optou por oferecer o melhor preço do segmento, de R$79 . 990, 00 na versão única SEL, topo de linha, ou R$84 .890,00 com a opção do teto solar elétrico", diz Antonio Baltar, gerente geral de Marketing da Ford.

O Fusion tem ainda outro diferencial importante. Além da garantia total de três anos oferecida pela fábrica, de pára-choque a pára-choque, conta com o suporte pós-venda da Rede Ford, formada por 382 distribuidores em todo o Brasil, preparados para fornecer assistência técnica com pessoal treinado e peças originais.

Fonte: www.ford.com.br

 
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