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FORD KUGA FAZ SUA ESTRÉIA EM FRANKFURT

Equipado com sistema de tração 4WD e com o consagrado motor diesel Duratorq TDCi 136 PS 2.0 litros  e derivado do Ford Focus, será o primeiro Crossover projetado e desenvolvido internamente pela Ford Europa para a produção na fábrica da Ford em Saarlouis, Alemanha. Com ele, o portifólio de produtos da Ford Europa está se ampliando e em uma nova direção.  

Crossover com estilo e tecnologia

O novo Ford Kuga é um Crossover 4WD fascinante, mesclando estilo e tecnologia e com a proposta de um desempenho surpreendente na estrada aliada à considerável capacidade fora-de-estrada. O novo Ford Kuga estará à venda na Europa no primeiro semestre de 2008.

Quando apresentamos o surpreendente carro-conceito iosis X, no Paris Motor Show 2006, prometemos que em menos de dois anos entraríamos neste segmento com um veículo inédito, desenvolvido e fabricado localmente, afirmou John Fleming, presidente da Ford Europa. Ao fazer essa promessa, também mantivemos o compromisso de firmamos em Paris um novo e fascinante nicho de veículos à nossa linha de uma nova e vigorosa Ford Europa,  acrescentou.

O Kuga nos oferece uma rara combinação de características de uma station wagon e SUV, aliadas às qualidades de um veículo esportivo cupê, afirmou Stephen Odell, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford Europa. Um elemento de destaque em nossa estratégia de negócios na Europa retornarem a uma lucratividade sustentada é a apresentação de produtos inéditos fascinantes como o Kuga que atraiam novos clientes para a marca. O lançamento do novo S-MAX, este ano, já provou que há uma demanda por veículos que ofereçam ao cliente que utiliza o carro para trabalho, lazer e família, onde o prazer de dirigir também é muito importante, explica Odell.

Inconfundivelmente Ford

Um dos desafios da equipe de desenvolvimento do Kuga era dar ao veículo a reconhecida dirigibilidade Ford, aliada a uma considerável capacidade fora-de-estrada. Por este motivo, o Ford Kuga será fornecido com um sistema de tração nas quatro rodas que contribui para sua utilização normal em estradas e ajuda a dar ao veículo uma habilidade dinâmica quase esportiva. O fato de o Kuga também ser oferecido na versão de tração dianteira apenas reforça o conceito crossover do veículo.

O conjunto de tração do Kuga incorpora o renomado motor diesel eletrônico Duratorq TDCi, 136 PS,  2.0 litros, acoplado a uma transmissão manual Durashift de 6 marchas. Mais detalhes do conjunto de tração do Kuga serão divulgados próximo ao lançamento, no início de 2008.

Projeto do Kuga - Destaques

Nossa nova estratégia, o projeto cinético, consiste em uma linguagem de projeto flexível que dará aos nossos veículos um aspecto surpreendente, disse Martin Smith, Diretor de Design da Ford Europa. O carro-conceito iosis X demonstrou como o projeto cinético poderia ser adaptado ao segmento crossover tamanho médio do mercado. Todos os elementos expressivos do projeto do iosis X são claramente visíveis no veículo produzido. O novo Ford Kuga é uma inclusão de grande importância para o portifólio da Ford, que desenvolve nossa marca de forma considerável.

O Kuga segue de perto as proporções e as formas dinâmicas básicas do iosis X. Esta relação é ampliada pelo acabamento de pintura na mesma cor exclusiva de carroceria Branco Gelo e os ousados arcos das rodas são preenchidos com as mesmas rodas de liga leve do iosis X e estarão disponíveis para os clientes em versão de 19 polegadas. Força e postura atlética no projeto são atributos-chave da filosofia de projeto cinético da Ford. O Kuga demonstra isso através de suas linhas dinâmicas, superfícies cheias e presença de músculos. Esta linguagem de forma atlética é destacada com os ousados conjuntos cinéticos, como grades dianteiras trapezoidais, cintura alta e ângulo das janelas traseiras, além do formato incrível das lanternas traseiras envolventes.

Para a produção do Ford Kuga, o perfil de cupê do teto do carro-conceito iosis X foi ajustado a uma silhueta ligeiramente mais elevada, transportando confortavelmente cinco pessoas. O acesso ao porta-malas é feito por meio de uma tampa repartida e esta, juntamente com as lanternas traseiras divididas, garantem uma largura máxima para carga e descarga.

Finalmente, o projeto da traseira do Kuga também incorpora elementos gráficos de projeto cinético, tais como lanternas traseiras altas, vidro traseiro com cantos arredondados e pára-choques traseiro incorporado à carroceria. O pára-choques traseiro integra harmoniosamente os canos de escape ao contorno do difusor.

Interior do Kuga Espaço e Conforto

O interior do novo Ford Kuga transmite uma sensação de espaço  não apenas por causa do teto solar panorâmico mostrado no protótipo e disponível como opcional a partir de sua produção. O projeto limpo, ergonômico, do painel de instrumentos e a coluna central convergem em um volumoso console central com máxima capacidade de armazenamento.

Estes componentes internos contribuem para proporcionar ao motorista e ao passageiro da frente um ambiente envolvente e confortável. O banco elevado e a posição da linha de ombro das portas oferecem o máximo de áreas envidraçadas, proporcionando um ambiente claro e arejado aos passageiros e dando ao motorista uma visão panorâmica.

Os materiais selecionados para o interior do Kuga também demonstram uma estreita ligação com o carro-conceito iosis X. No Kuga, mais uma vez observamos materiais técnicos, couros finos e uma tubulação em um tom laranja que chama a atenção. O interior Ébano se caracteriza por um console central e detalhes na porta que também apresentam o acabamento em branco do iosis X. Todos esses elementos juntos mostram como a Ford pretende dar aos clientes do Kuga a oportunidade de futuramente personalizarem seus veículos. 

Uma idéia da tecnologia oferecida ao Kuga pode ser vista no novo sistema de navegação Blaupunkt, que incorpora um visor colorido de 7 polegadas para mostrar também imagens captadas, a partir de uma câmera traseira instalada na tampa do porta-malas. Este novo recurso, que auxilia nas manobras em marcha a ré, estará disponível em todas as versões do Kuga.

Estamos muito entusiasmados com o Kuga e acreditamos que sua combinação de visual atraente, dimensões externas compactas, dirigibilidade excepcional na estrada, espaço e interior de alta qualidade, além de sua capacidade fora-de-estrada, farão com que ele se destaque na multidão, afirmou Fleming. Não vemos a hora de vê-lo na estrada e fora dela, no início do próximo ano.

 
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