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Peugeot apresenta suas novidades no 62º Salão do Automóvel de Frankfurt

Flux: o automóvel dos valores extremos

Revelado por meio de desenhos de estilo durante o último Salão de Genebra, o Flux, criado pelo romeno Mihai Panaitescu, de 20 anos, fará uma dupla aparição no Salão de Frankfurt: real, sob a forma de uma maquete à escala 1/1, e virtual, em um nova versão do jogo PGR 4 do Xbox 360. Ele foi o vencedor do 4º Concurso de Design Peugeot, e ficou à frente dos concorrentes graças a sua originalidade de conceito, qualidade da apresentação e coerência com o tema.

Com um comprimento de 3,5 metros, o Flux, cujo desenho e modelo evidenciam seu baixo peso pela utilização de materiais como o policarbonato e o alumínio, apresenta proporções e dimensões ideais. Graças à motorização a hidrogênio, o veículo, que dispõe de uma relação peso-potência particularmente vantajosa, emite apenas vapor de água, alinhando-se perfeitamente com o importante desafio ambiental com a redução de emissão de gases ao meio ambiente. O Flux é um veículo de valores extremos: ruído zero, emissões zero e 100% de prazer.

Peugeot 908 RC: estilo, tecnologia e performance

Diante do sucesso registado nos salões de Paris e Genebra, o 908 RC desembarca também em Frankfurt. Ao conceber o veículo, os designers do Centro de Estilo Peugeot deram forma a uma carroceria de sonho para uma mecânica de sonho. Esta limousine caracteriza o que há de melhor na Peugeot, expresso por meio dos valores da Marca: segurança, dinamismo, estética e inovação.

O 908 RC nasceu do encontro entre estilo, tecnologia e performance. O número 9 marca os modelos fora de série, enquanto a sigla RC evoca seu comportamento dinâmico. Esta potente limousine de quatro lugares e quatro portas é equipada com motor HDi FAP de 12 cilindros em V, implantado na traseira em posição central e transversal. A motorização, idêntica à que participa com sucesso na Le Mans Series, apresenta performances sem precedentes para um motor diesel: 700 cavalos de potência.

Peugeot 908 HDi FAP: a máquina de correr virá ao Brasil em novembro

Após ter anunciado, em 2005, sua intenção de regressar a competições de alto nível como a Le Mans Series (LMS), a Peugeot, partindo de uma folha em branco, desenvolveu um programa que a levou ao segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans, em junho de 2007, na mais prestigiada prova mundial de endurance.

Nas seis etapas da atual temporada da LMS, o carro da Marca se mostrou vencedor, conquistando três vitórias consecutivas : nos 1.000 km de Monza, 1.000 km de Valência e nos 1.000 kms de Nurburgring, com dobradinha da equipe Peugeot. O 908 exposto no stand é precisamente o veículo vice-campeão nas 24 Horas de Le Mans.

Agora os brasileiros se preparam para ver de perto essa máquina de corrida. A última prova do ano está marcada para 10 de novembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, com presença garantida do Peugeot 908 HDi FAP.

Evento terá estréias mundiais da Marca

A comercialização do 308 constitui o sétimo lançamento importante da Peugeot em 2007, iniciado com a apresentação do novo Expert (veículo comercial) simultaneamente à versão de passageiros, designada Expert Tepee, sucedido pelo 1007 HDi FAP de 110 cv, o 207 CC, o 207 RC, o 207 SW e o 4007.

No stand da Peugeot serão apresentados 27 modelos de sua renovada linha de produtos. Na gama 107, uma versão de três portas e uma versão de cinco portas, ambas animadas por uma motorização 1.0 de 68 cavalos. Na gama 1007, uma versão Sport de motorização a gasolina 1.6 de 110 cavalos.

A gama 207 encontra-se representada por oito versões diferentes, entre elas o 207 RC Cup, de 3 portas, equipado com motor a gasolina THP 1.6 de 175 cavalos.

Destaque para o 207 SW Outdoor, definido como um veículo dinâmico e aventureiro, de forte personalidade estilística, pensado como um companheiro de lazer, pronto a facilitar a mobilidade. O 207 SW Outdoor é equipado por motorizações a gasolina ou diesel, que se caracterizam, nomeadamente, pela sobriedade e pelo respeito ao ambiente, com reduzidas emissões de gases.

Nesta mesma linha está o 207 SW RC, uma nova expressão de prazer ao volante que representa a proposta desportiva da versão SW, com motor 1.6 THP de 175 cavalos.
ESTAR DISPONÍVEL ATÉ FINAL DO ANO.


Peugeot 308: a verdadeira natureza do prazer

Primeiro modelo da geração 8 da Peugeot, o 308 vai ainda mais longe e melhora de forma significativa cada uma das qualidades reconhecidas de seu predecessor, o 307, que vendeu mais de três milhões de unidades no mundo. A habitabilidade, a visibilidade, a luminosidade e as características dinâmicas são trunfos capazes de reforçar a capacidade de atração do novo veículo.

O 308 apresenta um estilo generoso, que sugere imediatamente qualidade e robustez. Esta impressão é confirmada pelos meios implementados na concepção e fabricação do modelo, que dispõe de uma qualidade de acabamento digna de segmentos superiores.

O modelo é também revelador do envolvimento da Peugeot em prol da redução das emissões de gases que agridem o meio ambiente. Por isso, o 308 foi colocado sob o signo da eficácia ambiental.

Para tal, os estilistas e engenheiros da Marca se valeram daquilo que há de melhor em termos de conjunto de ferramentas e tecnologias disponíveis: motorizações a gasolina desenvolvidas em parceria com o grupo BMW, motorizações diesel HDi, duas das quais apresentarão um nível de emissões de 120 gramas de CO2 por quilômetro em ciclo misto, filtro de partículas e pneus Michelin Energy Saver - permite ao 308 apresentar ganhos substanciais em consumo que podem atingir 10% por comparação com o seu predecessor, o 307. Considerando apenas um destes parâmetros, a tecnologia desenvolvida para os pneus Michelin Energy Saver permite economizar cerca de 0,2 litro de combustível aos 100 quilômetros em ciclo misto, o que significa uma redução de 4 gramas de CO2 por quilômetro. Isso corresponde a uma redução das emissões de CO2 em cerca de 1 tonelada durante a vida útil do veículo.

308 RC Z e 308 SW Prologue, dois concept cars sobre a base do 308

O 308 RC Z é movido por um motor 1.6 THP, derivado da novíssima oferta de motores concebidos e desenvolvidos em cooperação entre a PSA Peugeot Citroën e o grupo BMW. Por meio de uma calibração especificamente desenvolvida para este concept car, o 1.6 THP atinge potência de 218 cavalos, e caracteriza-se por uma incrível suavidade de uso. O bloco do motor é acoplado a uma caixa mecânica de 6 velocidades inédita.

Para demonstrar a força da nova gama, a Peugeot apresenta também o 308 SW Prologue. A silhueta SW conjuga várias vantagens, como o prazer de condução, a qualidade de vida a bordo e a capacidade de carga. As linhas traseiras, particularmente trabalhadas, conjugada com os faróis de cor rubi, formam um conjunto de muita personalidade, imprimindo robustez e modernidade inédita.

Stand conta ainda com polo ambiental

Um espaço ecológico totalmente dedicado à causa ambiental faz eco aos esforços empregados pelo grupo PSA Peugeot Citroën e pela Marca em favor da redução do consumo e do nível de emissão de gases. Nesta área são apresentados quatro veículos que, recorrendo a tecnologias existentes ou disponíveis a curto prazo, fazem valer toda a sua eficácia ambiental.

Peugeot 308 HybrideHDi: o futuro quase imediato

O 308 será o primeiro veículo da Marca a ser comercializado com a tecnologia híbrida HDi, o que acontecerá antes do final da década. Há vários anos a eficácia ambiental se encontra no centro da política de desenvolvimento do grupo PSA Peugeot Citroën. Na Europa, onde o diesel se encontra fortemente implantado, as evoluções tecnológicas e a adoção do filtro de partículas permitiram controlar o consumo e reduzir as emissões poluentes. A longo prazo, uma nova e importante etapa no caminho para a redução dos consumos passa pela tecnologia híbrida diesel.

Para uma potência equivalente, esta tecnologia representa um ganho em consumo e em emissões de CO2 na ordem de 35% em comparação com o motor diesel clássico. Os desenvolvimentos realizados desde a apresentação do primeiro modelo 307 HybrideHDi, em 2006, vieram a confirmar os fundamentos das opções estratégicas e técnicas iniciais.

O 308 HybrideHDi apresentado no Salão de Frankfurt é um veículo de cinco portas, com um nível de equipamento Premium Pack e caixa mecânica assistida de seis velocidades. O motor térmico 1.6 HDi FAP, de 110 cavalos associado a um motor elétrico de 22 cavalos, disponibiliza uma potência comparável ao 308 com motorização térmica 2.0 HDi FAP de 136 cavalos.

Peugeot 308 2.0 BioFlex

O 308 BioFlex fará sua aparição no decorrer de 2008 com motorização 2.0 a gasolina. Europa e França envolveram-se no desenvolvimento da opção do biocombustível com objetivos ambiciosos a curto prazo, de modo a reduzir a quota de combustíveis fósseis.

Para isso, tem sido progressivamente utilizado na França um novo combustível - o super etanol (E85) - composto por uma mistura de 15% de gasolina sem chumbo e 85% de etanol de origem agrícola. Este novo combustível não é compatível com as motorizações a gasolina tradicionais e apenas veículos adaptados podem utilizar o super etanol. Neste último caso, podem funcionar indiferentemente com gasolina, super etanol ou qualquer mistura dos dois (gasolina / super etanol).

ÁCULO DE 308. FACE AO CONDUTOR-ACTOR

De acordo com alguns especialistas, o ganho total máximo resultante da utilização do E85 poderá atingir 70%, se for considerado o consumo do ciclo, da produção à combustão. Apoiando-se na sua experiência brasileira, a Peugeot comercializará, a partir de setembro de 2007, na Suécia, na Holanda e na França, veículos capazes de utilizar o super etanol e que ostentarão a designação de BioFlex.

No caso da França, os primeiros modelos propostos são os 307 SW e Break 1.6 BioFlex 110, os quais serão identificados pelo logo BioFlex próprio desta tecnologia. A despeito do acréscimo de custo resultante da aplicação técnica, a Peugeot, empenhada em promover esta tecnologia, propõe os 307 SW e Break 1.6 BioFlex 110 com níveis de equipamento Confort Pack ao mesmo preço da versão a gasolina correspondente.

Peugeot 308 Biodiesel

De assinalar que toda a gama de motores HDi da Marca (ou seja, um Peugeot em cada dois vendidos em todo o mundo durante o primeiro semestre) pode utilizar, sem qualquer adaptação técnica, misturas contendo até 30% de Ester de óleo vegetal e gasóleo. Nesta configuração, a redução global das emissões de CO2 é da ordem de 18%.

Peugeot 308 120 g

Neste mesmo pólo pode ser encontrado o Peugeot 308 equipado com uma motorização 1.6 HDi de 110 cavalos, associado à caixa manual assistida de seis velocidades, o qual
emite apenas 120 gramas de CO2 por quilômetro. Deste modo, no 308 a tecnologia HDi combina-se com a tecnologia do filtro de partículas aditivado e da caixa manual assistida. Graças à gestão eletrônica, esta última permite, no modo automatizado, um ganho de consumo de combustível de cerca de 5%. Este conjunto tornará possível, em 2008, baixar as emissões de CO2 para um nível de 120 g/km em ciclo misto, o que corresponde a um consumo de aproximadamente 4.5 l /100 km.

Vale lembrar que o grupo PSA Peugeot Citroën é líder europeu de veículos de baixo consumo, com uma penetração, em 2006, de 38% do mercado de automóveis com emissões de CO2 de 120 gramas ou menos por quilômetro, o que representa 450.000 unidades.

Um convite aos amantes de viagens e atividades ao ar livre

O Expert Tepee Vagabond virá completar, no início de 2008, a oferta da gama Peugeot Tepee nos veículos de passageiros. Retomando os equipamentos e as opções das versões Loisirs, o Expert Tepee Vagabond estará disponível em dois comprimentos, com uma ou duas portas laterais de correr, com volante à esquerda ou à direita.

Os Tepee e Grand Tepee Vagabond poderão receber de 5 a 7 pessoas nas utilizações cotidianas, férias e viagens a lazer, com o conforto de um monovolume. Os arranjos interiores, os bancos dianteiros rotativos e os equipamentos específicos tornarão possível a transformação em salão/sala de refeições em torno de uma mesa central de correr, permitindo passar uma noite no interior do veículo graças à engenhosa modularidade do banco traseiro, transformável numa cama para dois adultos.

Outros equipamentos, como o módulo de vida a bordo (que permitirá cozinhar), as várias geleiras propostas como acessórios, as cortinas de ocultação dos vidros, a grelha de ventilação do habitáculo e a tomada 'camping' completarão o equipamento de série do Tepee Vagabond para melhorar ainda mais o conforto e a praticidade da vida a bordo.

O Expert Tepee Vagabond estará disponível com duas motorizações diesel: 2.0 HDi FAP, de 120 cavalos, e 2.0 HDi FAP, de 136 cavalos. O veículo de base será produzido na fábrica de Valenciennes, na qual já é fabricado o conjunto da gama Expert. O Expert Tepee Vagabond será comercializado durante o primeiro trimestre de 2008.

 
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