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GM do Brasil lança monovolume Chevrolet Meriva com o sistema Easytronic

A novidade que, em inglês, chama-se “Manual Transmission Automatized” (MTA), começou a ser utilizada em 2000 pela Opel, a subsidiária da GM na Europa. Agora, equipa o primeiro modelo Chevrolet no Brasil e o escolhido foi o Meriva.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, acentua que a “marca Chevrolet mantém sua tradição no País de sempre oferecer as principais novidades, além de contar com a gama mais completa e moderna de modelos do mercado brasileiro. O Meriva Easytronic, sem dúvida alguma, chega mais uma vez, neste final do ano de 2007, para surpreender e entusiasmar ainda mais o consumidor brasileiro”.

O Meriva Easytronic está disponível exclusivamente na versão Premium pelo preço de R$ 54.314,00, que inclui, além da tecnologia Easytronic, também o sistema de ar-condicionado, direção hidráulica, acionamento elétrico das travas, vidros e espelhos retrovisores, além de um acabamento diferenciado.

Automático não ! Automatizado

“A nova opção de transmissão Easytronic propicia ao motorista maior conforto na forma de condução do veículo, pois ela oferece uma tecnologia mais avançada aliada com a economia de combustível quando comparada com a transmissão automática”, destaca Adhemar Nicolini, diretor geral da GM Powertrain para a divisão LAAM (congrega as regiões da América Latina, África e Oriente Médio).

Para enfrentar as dificuldades cada vez maiores do trânsito congestionado das grandes cidades brasileiras, o sistema Easytronic chega como um forte aliado do motorista.

Ele elimina o pedal de embreagem e o consumidor agora poderá escolher entre dois tipos de condução: manual ou automatizado. No modo manual o motorista pode utilizar a alavanca para a troca das marchas seqüencialmente. Já no modo automatizado, um “cérebro” atua na embreagem e graças a sensores de velocidade e rotação do motor, escolhe o melhor para a troca das marchas.

“O sistema Easytronic é uma evolução da transmissão manual que tem como principal atributo o conforto para o motorista. É um sistema bastante robusto e que garante uma relação custo-benefício surpreendente na comparação com a transmissão automática”, acrescenta Adhemar Nicolini.

Principais vantagens do Meriva Easytronic

Com um preço bastante competitivo no mercado brasileiro – R$ 2.000,00 ou 50% menos do que o valor cobrado por uma transmissão automática -, o sistema Easytronic é 26 quilos mais leve do uma transmissão automática e três quilos mais pesada do que uma transmissão manual.

Além disso, o veículo também propicia menor consumo em uso urbano quando utilizar o modo automatizado – dependendo da forma de condução do usuário -, proteção contra manobras indevidas, maior durabilidade dos componentes do motor e transmissão, fácil manuseio e ainda possibilidade do modo de condução manual – se este for o desejo do condutor.

O Meriva Easytronic também chega ao mercado brasileiro credenciado para ser um veículo bastante adequado a atender as necessidades de pessoas portadoras de deficiência, que contam com isenções de impostos.

- Inicialmente – segundo Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil, a venda do Chevrolet Meriva Easytronic será implementada gradativamente nas Concessionárias Chevrolet priorizando inicialmente os grandes centros urbanos e, numa segunda etapa, estendendo-se por todo o território nacional”.

As primeiras capitais a receberem o novo modelo, até o final desta semana, são o Rio de Janeiro e São Paulo. Até janeiro de 2008 todo o País receberá a novidade nos 562 pontos-de-vendas da Rede Autorizada Chevrolet no Brasil.

A novidade da GM foi implementada na versão Premium do Meriva Easytronic, que é propulsionado pelo motor 1.8 Flexpower, com 1.796 centímetros cúbicos de cilindrada, que proporciona uma potência de 114 cv quando o combustível utilizado é o álcool e, 112 cv, quando se usa a gasolina. Em ambas as situações esta potência é alcançada a 5.600 rotações por minuto (rpm). O torque máximo líquido do motor é de 17,7 kgfm a 2.800 rpm, tanto com álcool quanto com gasolina.

A velocidade máxima do Meriva Easytronic é de 182 quilômetros horários com álcool ou gasolina e aceleração de 0 a 100 km/h no tempo de 12s5 com gasolina e 12s4 com álcool.

A transmissão Easytronic do Meriva

A novidade Easytronic é um sistema eletroeletrônico que equipa a transmissão F17. Embora complexo no seu desenvolvimento e no seu contéudo, é bastante simples no que diz respeito à utilização pelo motorista.

Ele permite a troca automatizada das marchas, controlando a embreagem durante a partida do motor, nas trocas propriamente ditas das marchas e também na parada do veículo.

Graças a este sistema, o condutor tem a opção também de efetuar as trocas de marchas no modo automatizado ou de forma manual seqüencial. Embora o sistema possa efetuar as trocas de marchas automaticamente, não se trata de uma transmissão automática.

O sistema Easytronic está equipado com o programa “Kickdown”, acionado sempre que seja ultrapassada a resistência encontrada no final de curso do pedal do acelerador eletrônico. Este programa permite obter um melhor rendimento em arrancadas ou ultrapassagens. Para a desativação deste programa basta liberar o pedal do acelerador. Em alguns casos, o sistema pode reduzir até duas marchas, para que um melhor rendimento seja obtido.

Enquanto o “kickdown” estiver ativado, as marchas serão trocadas em torno de 6.000 rpm, visando buscar a melhor performance. Neste sistema a rotação de corte é de 6.300 rpm. O sistema permanece acionado enquanto o pedal estiver nesta posição por meio do qual será acionado.

A forma de utilização

A alavanca de mudanças do sistema Easytronic pode ser movida nas seguintes posições:

Alavanca de mudanças em N – Posição Neutra ou ponto morto. É mandatória para dar a partida no veículo por questão de segurança.

Alavanca de mudanças em A/M – Seleciona as posições de condução:

A – Modo automatizado de troca de marchas (com a troca das marchas sem a necessidade de interferência do motorista).

M – Modo de seleção de marchas manual seqüencial + / - (na qual o motorista escolhe a marcha).

+ (Seleciona uma marcha acima, caso esteja selecionado o modo manual seqüencial. Caso o modo automatizado esteja selecionado, o sistema passa para o modo manual seqüencial e também seleciona uma marcha acima).

- (Seleciona uma marcha abaixo com o modo manual seqüencial selecionado, caso a rotação do motor permita tal mudança. Caso o modo automatizado esteja selecionado, o sistema passa para o modo manual seqüencial e também seleciona uma marcha abaixo).

Alavanca de mudanças em R: para fazer manobras em marcha à ré.

A transmissão Easytronic conta também com o modo esportivo de condução. Para acionar este modo, deve-se apertar o botão “S” na base da alavanca de mudanças de marchas. A luz indicadora “S” se acenderá no visor digital.

Para retornar ao modo econômico, pressione novamente o botão “S”. A luz indicadora se apagará.

Esportivo no modo automatizado: ao selecionar o modo esportivo, obtém-se um melhor desempenho da marcha em virtude das mudanças automáticas ocorrerem em rotações mais elevadas, em torno de 6.000 rpm (rotações por minuto).

Esportivo no modo manual seqüencial: Ao selecionar o modo esportivo, o engate das marchas ocorre mais rapidamente, acoplando a transmissão em um menor espaço de tempo.

 
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