Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

Peugeot apresenta o primeiro carro da marca totalmente desenvolvido no Brasil

Christian Streiff, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, e Jean Philippe Collin, Presidente Mundial da marca Peugeot, deram início oficialmente à produção do primeiro veículo da marca Peugeot totalmente desenvolvido no Brasil: o Peugeot 207 Brasil. Fruto do trabalho de uma equipe formada principalmente por brasileiros, o automóvel começa a ser produzido na fábrica do Grupo PSA Peugeot Citroën em Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro.

Esta ação concreta demonstra a agilidade e a integração da nova estrutura organizacional comandada por Vincent Rambaud, Diretor Geral da PSA Peugeot Citroën para o Brasil e o Mercosul.

Um carro que afirma toda a aposta do Grupo PSA Peugeot Citroën no desenvolvimento da marca Peugeot no Brasil, ao ser apresentado com três silhuetas de carroceria ao mesmo tempo: hatchback, station wagon e sedã. O Peugeot gerado no país é resultado do compromisso da PSA Peugeot Citroën com o desenvolvimento de competências locais em áreas tão diversas como o desenvolvimento de produtos, o design e a produção de veículos. Assim, equipes locais criaram e produzem no país um carro pensado para atender ao gosto apurado dos nossos motoristas, seguindo atributos fundamentais no Brasil, como estilo, robustez e qualidade, e que, por isso mesmo, credenciam o Peugeot 207 Brasil a conquistar também mercados de outros países.

Com o Peugeot 207 Brasil, o Grupo PSA Peugeot Citroën acelera em direção ao seu objetivo de se tornar cada vez mais um ator principal do disputado mercado automotivo do país e também do Mercosul. Para isso, conta com o plano de ação de lançar 12 novos veículos produzidos na região até 2010, uma gama de modelos que está em desenvolvimento para conquistar os amantes de automóveis, como comprova o Peugeot 207 Brasil.


Peugeot 207 Brasil: dinamismo e ousadia

Característica marcante dos produtos desenvolvidos pela Peugeot no mundo, o design arrojado de linhas está presente também no 207 Brasil. Ora mais vigorosa, ora mais suave, a inconfundível estética da Marca é assinalada pela grande tomada de ar frontal e os grandes faróis alongados, que remetem ao olhar felino dos modelos.

Capô vincado, pára-lamas salientes. O visual contemporâneo expressa a modernidade que a linha 207 Brasil entrega agora ao consumidor brasileiro.

As alterações, entretanto, não se limitam ao estilo empregado pela Peugeot. No período de desenvolvimento das três silhuetas pela equipe brasileira de engenheiros, obteve-se como resultado um passo a frente na evolução de produto em termos de qualidade dos materiais empregados. Idem para a prestação de conforto, como o baixo nível de ruído interno e ótimo pacote de equipamentos, reforçado com a chegada do 207 Brasil.

207 Brasil hatchback três e cinco portas, 207 Brasil SW e, com a nova linha de produção, a Peugeot passa a oferecer uma nova opção ao mercado brasileiro: o 207 Brasil Passion, inédito modelo da Marca que disputará o concorrido segmento dos sedãs compactos.

Projetado pelo Centro de Estilo Peugeot, tem equilíbrio estético natural que concilia o apuro visual da linha com a elegância dos modelos três volumes da Peugeot, conhecida por sua vasta experiência em três-volumes ao longo de sua história.

O 207 Brasil Passion dispõe de boa área envidraçada, proporcionando luminosidade a bordo que enfatiza o espaço interno e contribui para o conforto e o bem-estar dos passageiros. Ressalta também o acesso facilitado ao porta-malas pelo usuário, que dispõe da área do assoalho plana, livre de obstáculos, otimizando a utilização do bagageiro.

E, por fim, destaque para o equilíbrio dinâmico de sua condução, mesmo para um veículo mais longo e com peso no porta-malas, em função do minucioso estudo empregado em sua concepção.

A nova linha do Peugeot 207 Brasil irá conviver com a do modelo 206, que terá a sua versão hatchback continuada como veículo de entrada da Marca no mercado nacional. Muito a frente à época de seu lançamento, o projeto, inovador, se mantém atual ainda hoje e com uma demanda pelo consumidor por seus atributos de esportividade e ótima relação custo x benefício.


Fábrica de Porto Real, excelência na produção do Peugeot 207 Brasil

O lançamento do Peugeot 207 Brasil comprova mais uma vez a excelência do trabalho da fábrica da PSA Peugeot Citroën em Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. Inaugurado em fevereiro de 2001, o centro de produção é um dos mais modernos do Grupo no mundo e demonstra toda a eficiência de sua equipe ao dar início à produção de três silhuetas distintas do Peugeot 207 Brasil ao mesmo tempo.

Para atender às necessidades específicas da produção da linha Peugeot 207 Brasil, a fábrica de Porto Real passou por diversas adaptações. Foram incorporados novos equipamentos à linha de produção e diversas melhorias foram feitas, como, por exemplo, na área de manipulação dos assentos dos veículos. Esta área foi reorganizada, otimizando seu espaço físico, para dar maior agilidade a logística de abastecimento de peças e, principalmente, melhorar a ergonomia do posto de trabalho, o que se reflete em ganho de qualidade no trabalho dos colaboradores que manipulam os componentes.

Todas as alterações na organização da produção brasileira resultam em um processo de fabricação que segue as práticas do Sistema de Produção PSA (SPP), que vem sendo implementado em todo o Grupo e tem como objetivo “trabalhar melhor, mais rápido e por um custo menor”. O SPP se resume em unir a motivação e a dedicação dos colaboradores a dois princípios técnicos: nenhum defeito e just-in-time.

Um sistema que está sendo incorporado rapidamente ao processo de melhoria contínua já desenvolvida na unidade industrial de Porto Real e que, juntamente com a competência dos funcionários locais, permite à linha de montagem de veículos produzir atualmente 27 unidades/hora, superando a capacidade nominal de produção prevista em sua inauguração, que era de 22 veículos/hora.


1.000 novos funcionários em 2007

Com o objetivo de atender ao aumento de produção em função do lançamento dos novos modelos da linha Peugeot 207 Brasil, ao mesmo tempo em que mantém a fabricação do Peugeot 206, a unidade industrial de Porto Real contratou apenas no ano passado 1.000 novos colaboradores. Um reforço de cerca de 30% do efetivo, que permitiu elevar a capacidade nominal de produção e viabilizou a criação do terceiro turno na linha de montagem de veículos em dezembro de 2007. Como resultado, a fábrica teve um incremento na capacidade de produção de 50 mil unidades/ano, podendo atingir assim um total de até 150 mil veículos/ano.

Ao mesmo tempo, a fábrica de motores, que faz parte do centro de produção de Porto Real, também vem desenvolvendo um trabalho de aumento contínuo de capacidade para atender ao crescimento das vendas de automóveis das marcas do Grupo PSA Peugeot Citroën no Brasil e no Mercosul.

Ações que deram resultados práticos já no ano passado, antes mesmo do início da produção do Peugeot 207 Brasil, quando o centro de produção de Porto Real produziu 114.500 veículos e 161.000 motores, um crescimento, respectivamente, de 27% e 39%, comparado ao desempenho de 2006.


PSA Peugeot Citroën no Brasil

Com 48.880 carros de passeio e comerciais leves de suas duas marcas, Peugeot e Citroën, vendidos nos quatro primeiros meses de 2008, a PSA Peugeot Citroën registra o melhor início de ano desde que se instalou industrialmente no Brasil, em 2001. O resultado obtido entre janeiro e abril deste ano corresponde a um crescimento de vendas de 50%, em relação aos 32.680 veículos comercializados no mesmo período de 2007.
No mês de abril, isoladamente, o Grupo também bateu seu recorde histórico de vendas mensais no país, com 14.457 unidades, superando o antigo melhor resultado, que era de 13.744 veículos comercializados, registrado em outubro de 2007.

Um desempenho que consolida e reforça a posição da PSA Peugeot Citroën como a quinta maior montadora do Brasil, com 5,6% de participação de mercado em 2008, e a primeira entre as newcomers (como são chamadas as fabricantes de veículos instaladas no país a partir dos anos 90).


Direção Mercosul

O desenvolvimento do Grupo no mercado brasileiro foi acelerado com a criação, em fevereiro de 2007, da Direção Mercosul. A nova organização para a região foi concebida por Christian Streiff, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, e funciona como uma “Business Unit”, uma unidade de negócios que se reporta a ele próprio e foi desenvolvida levando-se em conta um dos eixos do plano de ação CAP 2010, que é reforçar a presença do Grupo em zonas internacionais prioritárias. O Mercosul, além da China e da Europa Oriental, com destaque para a Rússia, é considerado um dos pilares para o desenvolvimento internacional da empresa.

A nova estrutura no Mercosul reúne as filiais do Brasil e da Argentina, que estão atuando de maneira integrada com maior independência para ampliar a presença da PSA Peugeot Citroën na região. Como resultado prático, a Direção Mercosul garante maior autonomia e maior atenção à realidade e ao contexto local, o que permite ao Grupo ter mais dinamismo e reatividade na região.

A Direção Mercosul da PSA Peugeot Citroën e também a filial brasileira do Grupo são comandadas por Vincent Rambaud e têm como sede a cidade do Rio de Janeiro. Industrialmente, a empresa está presente no Mercosul com três fábricas. No Brasil, há o centro de produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro, que engloba unidades de fabricação de veículos e motores. A fábrica, que inicia a produção da linha Peugeot 207 Brasil, também produz o Peugeot 206 e os modelos Citroën C3 e Xsara Picasso, além de motores de 1,4 litro e 1,6 litro a gasolina e flexfuel.

Na Argentina, a produção de veículos do Grupo é feita na fábrica de Palomar, onde são produzidos os modelos Peugeot 206, 307, 307 Sedan e Partner e os Citroën C4 Pallas e Berlingo. Na unidade industrial de motores e componentes de Jeppener são fabricados motores a diesel de 1,9 litro e HDi 2,0 litros.

Peugeot do Brasil: marca verde-amarela

Estabelecida no Brasil como importadora de veículos no início da década de 90, a Peugeot começou a consolidar sua história em solo nacional com a comercialização, em 1999, do modelo 206, um case de sucesso no mundo todo.

Então importado da França e Argentina, o veículo chegou a liderar o segmento de modelos compactos 1.6, superando marcas tradicionais no país. Em 2001, ganhou certidão de nascimento brasileira com o início de sua fabricação, na planta de Porto Real (RJ).

Desde então, a Marca estabeleceu uma trajetória contínua e sustentada de crescimento no Brasil, baseada no lançamento de produtos cada vez mais focados no consumidor local e na expansão de sua rede de concessionárias.

No primeiro quadrimestre deste ano, a Peugeot cresceu 29,1%, com um volume de 27.200 unidades. Em abril, o aumento nas vendas foi acentuado: 44,3%, um salto de 5.537 veículos para 7.992 veículos quando comparado o mesmo mês com o ano anterior. A Marca detém atualmente 3,1% de participação no mercado.

Com o lançamento industrial da linha 207 Brasil, a Peugeot prepara-se para atuar em uma nova fase de sua história, aumentado ainda mais o ritmo de crescimento. Afinal, a empresa lança dois modelos, representados pelas silhuetas hatchback e SW, modernos e atualizados com enorme potencial de vendas, e uma carroceria inédita no mercado nacional, assumida pelo 207 Brasil Passion, um sedã compacto.

A Peugeot tem por meta ultrapassar os 104 mil veículos vendidos no mercado brasileiro em 2008.

Linhas comercializadas
Veículos de passeio: 206 HB, 206 SW e 206 Escapade; 307 HB, 307 SD, 307 SW e 307 CC, 407 SD e 407 SW
Veículos utilitários
Partner e Boxer, de carga e passageiros

Veículos produzidos no Brasil a partir de junho/2008
206 HB, 207 Brasil HB, 207 Brasil SW e 207 Brasil Passion.

Rede de concessionárias
A Peugeot dispõe atualmente de 141 pontos de venda espalhados pelo território nacional. Até o fim do ano, a Marca deve abrir outras 16 revendas.

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

Motor Magazine
R. Duarte de Azevedo, 448 - São Paulo - SP - Tel.:55 11 2973-8204
contato@motormagazine.com.br
Nipotech Brasil Tecnologia