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Honda Accord 2008: o segmento dos sedãs de luxo em um novo nível

Algumas características estão ainda mais acentuadas. Elegância, luxo e conforto, entre outras. A oitava geração do Honda Accord é praticamente um outro carro. São inúmeras transformações que demonstram essa afirmação. Do design externo e espaço interior à sua potência e à aplicação de sistemas inovadores. O modelo será responsável por elevar o segmento sedã de luxo a um nível superior dentro da indústria automotiva.

A oitava geração do Accord, a quinta importada para o Brasil, pode ser considerada a maior evolução em toda sua história. A versão EX V6, por exemplo, recebeu um motor de 278 cv de potência, o que representa um acréscimo de 38 cv em comparação com a sétima geração. E mais: vem com a avançada tecnologia VCM2 (Variable Cylinder Management), que tem a responsabilidade de identificar a necessidade de utilizar 3, 4 ou 6 cilindros do motor. Com isso, se torna mais econômico e consegue reduzir a emissão de gases poluentes. A versão LX também “cresceu” e passa a ser produzida com 156 cv (antes, tinha 150 cv).

Na parte interna do veículo, um espaço amplo e confortável define muito bem as alterações. Essa nova geração passa a ter 12 cm a mais em seu comprimento. Desta forma, oferece ainda mais comodidade aos seus ocupantes. E não pára por aí. A versão EX V6, a top de linha, dispõe de um sistema de áudio premium, com espaço para seis CDs, MP3 e subwoofer, que acentua os sons graves.

A segurança é um capítulo à parte. A oitava geração do Honda Accord chega ao País com apoio de cabeça ativo, para evitar o efeito-chicote, que pode lesar a coluna em caso de acidente. Entre outros itens, também foi projetado com o Advanced Compatibility Engineering (ACE), que incorpora uma estrutura frontal interna para auxiliar na absorção e dispersão de impactos em uma grande área.

Com todos esses atrativos, a Honda Automóveis pretende aumentar sua participação na categoria de sedã de luxo. Entre 1992, início de sua importação, até o final do ano passado, foram quase 14 mil unidades comercializadas no Brasil. Com o lançamento da oitava geração, a empresa vive a expectativa de vender 2.037 unidades até o final deste ano.

Mudanças começam no exterior
Basta olhar para perceber as alterações em comparação com a geração anterior. Novos contornos realçaram o visual do modelo. Uma nova grade dianteira foi incorporada ao veículo, que recebeu um toque esportivo graças aos faróis com lentes de perfis acentuados e lanternas modernas com lâmpada única, além da ponteira do escapamento cromada (uma saída para a versão LX e duas para a EX).

Na lateral, maçanetas da cor do carro na versão LX e cromadas na versão EX V6, que conta também com teto solar elétrico e sensor de chuva que aciona automaticamente os limpadores de pára-brisa.

Seu conjunto óptico é outro atrativo. Na versão EX, temos o sistema HID (High Intensity Discharge) com faróis de xenônio (que possuem lavadores externos), regulagem automática de altura e luminosidade que acendem ao anoitecer, sem prejudicar a visão de outros motoristas. Essa versão do novo Honda Accord possui faróis de neblina e retrovisor interno eletrocrômico (antiofuscante).

Os retrovisores externos possuem luzes indicadoras de direção na versão EX e nos pára-lamas dianteiros na versão LX. No lado do passageiro, o espelho se inclina automaticamente quando acionada a ré para auxiliar no estacionamento do veículo. Até a linha das rodas de liga leve foram alteradas. A versão EX V6 passou para 17”, o LX manteve a roda de 16”. Um detalhe: o estepe já vem com roda de liga leve.

Interior confortável e luxuoso
Mais confortável, espaçoso e luxuoso. Em poucas palavras, essas poderiam ser as definições para o interior do novo Honda Accord. A começar pelo aumento em seu comprimento. O veículo está 12 cm maior do que a geração anterior. Ou seja, oferece maior espaço aos ocupantes, o que representa comodidade.

Os assentos em couro (EX V6) e em tecido (LX) foram redesenhados para oferecer o máximo de conforto. Na versão EX V6, todos os ajustes são elétricos, incluindo o apoio lombar para o motorista e regulagem de altura. Os principais controles de som e do piloto automático são integrados ao volante de couro, que também possui regulagem de altura e de profundidade.

O sistema de áudio impressiona. A versão LX será importada com CD player e MP3 integrado ao seu painel, além de 4 alto-falantes e 2 tweeters. Já a versão top de linha (EX V6) possui áudio premium com capacidade para seis CDs e MP3 que também conta com 4 alto-falantes e 2 tweeters, porém com a presença de 1 subwoofer que acentua os sons graves.

O sedã de luxo conta com apoio de braço central deslizante, que possui em seu interior tomada de força de 12V e potência de até 120 watts, além de uma entrada auxiliar P2 para tocadores de MP3. Assim como na geração anterior, a versão EX V6 será comercializada com o ar-condicionado dual-zone, com difusores para os ocupantes traseiros.

A linha Accord traz ainda diversos recursos antifurto, chave de várias funções, que conta também com o sistema immobilizer.

 

Modelo ainda mais potente
A motorização do novo Honda Accord demonstra o tamanho de sua evolução. O EX V6 passa a ser equipado com motor 3,5l, i-VTEC 24V (SOHC), de comando simples no cabeçote (SOHC). Alcança uma potência de 278 cv a 6.200 rpm e 34,6 kgfm de torque a 5.000 rpm. Isso significa que essa nova geração tem 38 cv a mais do que o aplicado no modelo anterior, de motor 3.0l. Com isso, torna-se um dos veículos mais potentes de sua categoria. Outra novidade que traz conforto durante a condução do modelo é o sistema de coxim ativo que melhora a sensação de vibração (ruído) do motor.

A versão LX também evoluiu. O motor 4 cilindros, 2.0l i-VTEC, 16V, SOHC ganhou 6 cv. Agora são 156 cv a 6.300 rpm e 19,3 kgfm de torque a 4.300 rpm. O sistema inteligente de controle de válvulas desenvolvido pela Honda, o i-VTEC, contribui para o ajuste contínuo do acionamento do eixo de comando das válvulas de admissão.

A transmissão automática de cinco velocidades é recurso de série. O sistema Shift Hold Control faz uso de sensores que monitoram a posição do acelerador, bem como as variações de velocidade do veículo.

O processador do sistema compara as informações com um mapa gravado no módulo eletrônico de controle do automóvel, sendo possível determinar se o veículo está em subida ou não, ajustando a marcha para melhorar as respostas e reduzir as mudanças.

VCM: economia e respeito ao ambiente
Uma das novidades dessa oitava geração é a exclusiva tecnologia VCM2 (Variable Cylinder Management ou gerenciamento variável de cilindros), que foi incorporado ao Accord EX V6.

O sistema inteligente VCM2 identifica qual a melhor opção (3, 4 ou 6 cilindros), de acordo com a velocidade, a carga e o tipo de piso, sem que haja percepção da mudança durante a condução por parte do motorista. Um indicador no painel do veículo informa quando o sistema entra em ação. Tudo isso tem reflexo direto em dois temas tão relevantes. A tecnologia é responsável pela economia de combustível e, acima de tudo, reduz a emissão de poluentes, respeitando o meio ambiente.

Uma dirigibilidade agradável
Um novo nível de dirigibilidade. É isso que o condutor perceberá após pilotar o novo Honda Accord. A direção hidráulica apresenta respostas rápidas aos comandos, oferecendo firmeza ao dirigir em alta velocidade e mais facilidade em manobras de estacionamento aliado ao VGR (Variable Gear Ratio), direção de relação variável.

A virtude do sedã de luxo da marca também se deve aos sistemas de suspensão. A dianteira é do tipo Double-Wishbone, que compreende um grande braço inferior articulado a partir do sub-chassi dianteiro, com um braço menor superior, posicionado sobre as rodas e pneus, cobrindo toda a unidade de molas e amortecedores para articular nos apoios da estrutura do monobloco.

Esse tipo de suspensão beneficia ainda mais o controle da carroceria sob aceleração e desaceleração, a estabilidade em curvas fechadas e abertas e em manobras rápidas. Na traseira, a oitava geração do modelo recebeu o conjunto de suspensão com sistema Multilink.

O modelo dispõe, ainda, do avançado VSA (Vehicle Stability Assist), que melhora a estabilidade do veículo, aplicando força de frenagem independente a cada uma das quatro rodas e, ao mesmo tempo, interage com os sistemas de aceleração, funcionamento do motor e controle de tração. A estabilidade também é assegurada graças ao seu centro de gravidade mais baixo do que a geração anterior.

Cada vez mais seguro
A oitava geração do Honda Accord ampliou sua série de itens disponíveis sobre segurança passiva e ativa. A versão EX V6 passa a ser importada com seis airbags, sendo quatro novos em comparação com o modelo anterior - dois nas laterais e outros dois do tipo cortina, que fica situado acima dos vidros laterais para proteger a cabeça dos passageiros.

Já a versão LX possui airbag frontal para motorista e passageiro dianteiro com Sistema de Restrição Suplementar (SRS), em dois estágios, que inflam de acordo com a intensidade em caso de uma colisão frontal.

O Honda Accord também chega ao País com o ACE (Advanced Compatibility Engineering), uma tecnologia com estrutura frontal capaz de dissipar o impacto de uma colisão.

O novo Honda Accord 2008 conta com sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (Anti-lock Braking System) e EBD (Electronic Brake Distribution). O modelo dispõe de sensor de velocidade em cada roda que emite sinais para a unidade de controle do ABS, que controla de maneira independente a pressão do fluido de freio para cada uma das rodas dianteiras e traseiras.

Complementando a função do ABS, o sistema EBD (Electronic Brake Distribution) ajusta a força do freio da frente para trás, dependendo do posicionamento do passageiro ou da carga, garantindo mais estabilidade e melhor desempenho de frenagem.

Importado do Japão, o novo Honda Accord tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores Preto Nighthawk e Prata Global. O preço público sugerido é de R$ 99.800,00 (LX) e R$ 144.500,00 (EX). Esses valores não incluem seguro.

Sinônimo de evolução e sofisticação
O Honda Accord se transformou em um dos modelos mais bem sucedidos da história da indústria automotiva. Desde o seu lançamento, em 1976, conquistou a confiabilidade do consumidor em todo o mundo. E não foi por acaso. Em 31 anos de existência, tornou-se sinônimo de evolução, conforto e sofisticação.

Isso pode ser verificado em cada uma das gerações. Na sua primeira aparição, na década de 70, foi lançado com uma espécie de versão maior do Honda Civic. Mas já havia chamado a atenção de especialistas graças à sua dirigibilidade agradável e mecânica de alto nível. Em 1982, época em que foi lançada a segunda geração, já foi reestilizado e começou a ganhar uma “cara”. Em comparação com o modelo anterior, ficou mais comprido, largo e espaçoso.

A terceira geração foi apresentada em 1986 e, considerado por muitos, como um modelo inovador. Como destaque, a tração dianteira e o motor de quatro cilindros montado transversalmente. Quatro anos mais tarde, outra modificação. Em sua quarta geração, a Honda adicionou recursos de segurança essenciais, como airbags frontais. Em 1992, iniciou a importação do modelo para o Brasil.

A partir daí, o mercado nacional começou a sentir a força desse modelo. Na quinta geração, por exemplo, o Honda Accord recebeu o seu primeiro motor V6, de 2,7l com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e 170 cv de potência. A sexta geração teve airbag de duplo estágio, duplo no lado do passageiro em todas as versões.

Entretanto, foi em 2003 que a Honda fez a principal mudança no modelo. A sétima geração apresentou, entre outros itens, estofamento de couro de fábrica nos modelos EX V6 com controle automático do ambiente e bancos aquecidos. Um ano depois, a Honda Automóveis do Brasil iniciava a importação da versão top. Um número em especial reforça a importância dessa linha para o setor: até o final de 2007, quase 14 mil unidades haviam sido comercializadas.

 
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