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Volkswagen faz o lançamento mais aguardado dos últimos anos: o Novo Gol

O Novo Gol é um carro completamente novo. Ainda assim, é um Gol em sua essência. Não apenas por incorporar elementos de design da primeira geração do Gol, como a linha lateral - um desafio da área de Design para a Engenharia e a Manufatura -, ou ainda reviver as lanternas traseiras quadradas que marcaram o início da convivência do carro mais querido dos brasileiros com o seu público fiel.

O Novo Gol é robusto, seguro, um carro confiável e versátil " afinal , é um Gol. Mas está somando a isso um novo design moderno e arrojado, mais espaço interno, novos e sofisticados detalhes de acabamento, uma nova plataforma, novos motor e câmbio, e muita tecnologia. Exatamente como queria o cliente, em opiniões manifestadas em seis clínicas realizadas ao longo de quase dois anos " nunca, antes, uma pesquisa tão profunda havia sido feita pela Volkswagen do Brasil.

O Novo Gol está disponível, com quatro portas, nas versões 1.0 e 1.6, ambas com a opção do módulo Trend, um pacote de equipamentos que destaca ainda mais o design do carro, e 1.6 Power.

O lançamento mais aguardado do mercado nos últimos (muitos) anos chega com os novos motores VHT (Volkswagen High Torque) 1.0 Total Flex e 1.6 Total Flex, da família EA111, instalados na posição transversal, que proporcionam melhor desempenho e consumo reduzido de combustível, e ainda menor nível de emissões.

Combinados ao câmbio MQ 200, o mesmo que equipa o Polo, a excepcional rigidez torcional da carroceria e o perfeito equilíbrio dinâmico da nova plataforma (derivada do Polo, com suspensão dianteira e coluna de direção ainda mais modernas) " conferem ao Novo Gol excelente dirigibilidade, superior a qualquer outro carro da categoria.

Com a nova posição do motor, transversal, a carroceria pôde ser encurtada em 32 mm. Mais largo (5 mm) e mais alto (37 mm) por fora, o modelo oferece maior espaço interno para os ocupantes. Seu acabamento interno é cuidadoso, com ajustes perfeitos.

Diversas tecnologias combinadas elevaram o conforto acústico do veículo, tornando a rodagem suave como a de automóveis de segmentos superiores.

O Novo Gol foi projetado com a preocupação de se manter o baixo custo de manutenção e de reparo em caso de colisão. A frente do carro pode ser substituída, bastando soltar os parafusos que a fixam. O número do chassi vem marcado no assoalho dianteiro, com fácil acesso. Dotado de imobilizador Immo 4, o mais moderno do mercado, e fechaduras das portas encapsuladas e protegidas, a expectativa é de que os custos do seguro do Novo Gol sejam extremamente atraentes. Ainda no quesito segurança, o modelo oferece duplo airbag frontal e freios ABS como opcionais para todas as versões.

Em seu desenvolvimento, que durou um total de 3,5 anos (desde os primeiros "sketches" até o início de sua produção na linha de montagem), o Novo Gol rodou 2 milhões de quilômetros, em testes de durabilidade e qualidade, enfrentando condições extremas como o calor de 51°C do deserto africano e o frio de 28°C negativos do Ártico. As rodagens foram realizadas na América do Sul, América do Norte, Europa e África. O carro também foi submetido a temperaturas de 40°C negativos em ensaios de câmara climática.

O Novo Gol é produzido nas fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo, em São Paulo, que juntas receberam mais de 500 robôs e diversos equipamentos de última geração para suas linhas de montagem. Dentre eles, o destaque é o Sistema Framer, que faz o fechamento da carroceria com precisão de 2 décimos de milímetro. É o mesmo mecanismo usado na fabricação dos modelos Audi, na Alemanha, patenteado pelo Grupo Volkswagen.

Além de atender ao mercado brasileiro, o Novo Gol será exportado, principalmente para a América Latina. O Gol, que ultrapasssou a marca de 5 milhões de unidades produzidas desde o lançamento em 1980, está presente hoje em mais de 50 países, com 800 mil unidades embarcadas.

No Novo Gol foram investidos R$ 1,2 bilhão em pesquisa e desenvolvimento, simulação virtual, ensaios destrutivos, testes de durabilidade, novas máquinas e sistemas de produção, e treinamento de pessoal. Sem dúvida, o carro que está sendo lançado pela Volkswagen do Brasil pode, orgulhosamente, ser chamado de sucessor do seu modelo de maior aceitação até hoje no país.Desenvolvido no Brasil, por brasileiros, esse carro merece o nome que carrega: ele é o NOVO GOL.


DESIGN

NOVO GOL FOI DESENVOLVIDO PARA SUPERAR AS EXPECTATIVAS DOS CONSUMIDORES

No desenvolvimento do Novo Gol, a Volkswagen do Brasil aprofundou sua filosofia de conhecer os desejos, opiniões e expectativas do cliente. Para saber o que queria o comprador do carro mais vendido do país, a empresa realizou seis clínicas durante um período de dois anos e meio " a mais ampla pesquisa já realizada antes do lançamento de um carro.

Nessas clínicas, quando o objetivo da pesquisa era revelado, muitos consumidores diziam: "Por favor, não mudem o carro". O cliente do Gol sempre apreciou virtudes como a mecânica descomplicada e robusta, a qualidade e o comportamento dinâmico do carro. Mas, devagar, vinha demonstrando também o desejo por um design mais ousado e acabamentos mais sofisticados no veículo.

"Desenvolvemos o Novo Gol para superar as expectativas de nossos clientes, mantendo os atributos do modelo e dando a ele novos valores representados pela beleza do novo carro", afirma Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil. "O Gol é o modelo preferido dos brasileiros, por isso ouvimos mais do que nunca os nossos clientes e os clientes da concorrência antes de mexer nele", complementa Flávio Padovan, vice-presidente de Vendas e Marketing da empresa.

Beleza, robustez e precisão

O processo de criação de um sucessor para o Gol começou com uma pergunta simples: por que o carro é um sucesso de vendas, líder do mercado há 21 anos" "Era preciso entender isso antes de mais nada, e para tanto estudamos muitas alternativas", diz Gerson Barone, gerente de Design e Package da Volkswagen do Brasil. "Na realidade, nunca deixamos de estudar a evolução do Gol, porém a decisão de mudá-lo efetivamente foi tomada no final de 2004 ".

Alguns pontos seriam essenciais no conceito do Novo Gol:

Como e onde o carro deveria evoluir no conforto e espaço para os ocupantes;
Também deveria estar de acordo com as necessidades atuais e futuras da família brasileira;
Era preciso transferir do modelo atual para o novo as sensações que pertencem à natureza deste carro, em especial a robustez;
O carro teria de ser compacto, vibrante, moderno e ousado;
Continuar sendo um Volkswagen na essência: ter a consagrada tecnologia alemã, mas trazendo o verdadeiro sabor do tempero brasileiro;
Numa comparação, incorporar ao novo Volkswagen a imagem de um modelo de alta tecnologia, porém muito simples e de design duradouro.
Em meio a essas premissas, uma se impôs como desafio: a precisão nos detalhes. Todas as folgas entre partes fixas e móveis da carroceria teriam que ser mínimas, seguindo o padrão mais elevado de qualidade da marca. Afinal, o conceito de construção de um Volkswagen é o mesmo em qualquer parte do mundo, desde os veículos mais luxuosos até os de entrada.

Como exemplo, a folga no contorno das portas do Novo Gol têm 3,5 mm, uma medida próxima à do Phaeton, o carro mais luxuoso da marca. A região do encontro das lanternas traseiras com a lateral do veículo tem folgas constantes de 0,5 mm, com o objetivo de satisfazer o desejo utópico dos designers de criar um veículo sem divisões e folgas percebidas pelo cliente. "Olhamos o carro como uma obra de arte", compara Barone.

O processo de criação do Novo Gol começou com maquetes feitas pela equipe de Design & Package da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, sob o comando de Gerson Barone, gerente dessa área. Dois temas foram enviados ao Centro de Design da Volkswagen em Potsdam (Alemanha), e o melhor deles recebeu retoques de aperfeiçoamento do brasileiro Luiz Alberto Veiga, criador do Fox e chefe da equipe de designers brasileiros no local.

Antes de ganhar suas linhas definitivas, o projeto do Novo Gol recebeu também um leve refinamento nos estúdios de design da empresa em Wolfsburg, passando pelas mãos do italiano Walter de"Silva, designer-chefe do Grupo Volkswagen (que assina projetos como Scirocco, Audi Q7 e Seat Ibiza), e do alemão Klaus Bischoff, diretor de Design da marca Volkswagen.

O resultado do desenho do Novo Gol é uma "silhueta rápida, dinâmica, em cunha, robusta e esportiva", nas palavras de Barone. A dianteira apresenta contornos avantajados, conferindo ao modelo um ar imponente e uma forte estabilidade visual, desenhada com proporções mais horizontalizadas, remetendo às raízes da marca e, principalmente, a algumas fortes características da primeira geração do Gol.

A traseira cai abruptamente, rápida, tipo "fastback", com as mesmas intenções de proporções estabelecidas na dianteira. As lanternas, de motivo agora retangular, são postadas estrategicamente nas extremidades, trazendo um pouco do modelo da primeira geração.

Apesar das dimensões compactas, como comprimento total de 3.899 mm, o coeficiente aerodinâmico (Cx) do novo Gol é 0,34 e a sua área frontal mede 2,01 m², o que resulta no produto Cx x A de 0,683 m². O Cx foi determinado em computador e confirmado no túnel de vento da Volkswagen, em Wolfsburg.

A forte linha de caráter " a pequena dobra a aproximadamente meia-altura que se estende por toda a lateral e está presente desde o primeiro Gol, em 1980 " foi desenhada com raio muito pequeno e ângulo extremamente agudo, o que constituiu um desafio para a Manufatura, dada a dificuldade em estampar a peça. Mas as linhas de produção conseguiram realizar o sonho dos designers com esmero e precisão.

O visual da traseira foi concebido de maneira a realçar os dois grupos óticos, complementado pelo defletor de ar (aerofólio) integrado à tampa traseira, numa só unidade estampada. Com isso obteve-se um ar elegante e, ao mesmo tempo, robusto. Mais do que o aspecto visual, o defletor de ar contribui efetivamente para a redução do arrasto aerodinâmico do Novo Gol.

Quanto às dimensões externas, o carro cresceu em altura (37 mm) e largura (5 mm), proporcionando mais conforto aos ocupantes. No interior, houve ainda ganho de espaço para as pernas (19 mm na frente e 14 mm atrás), apesar de o comprimento do veículo ser 32 mm menor, graças ao posicionamento transversal do motor.

Quinze meses antes do início de produção do Novo Gol foram definidas as cores externas, os cromados, os revestimentos e os tapetes, entre outros itens. As cores externas são: branco Cristal, vermelho Flash, cinza Urano e preto Ninja, sólidas; prata Light e cinza Vulcan, metálicas, e vermelho Radiante, especial para o lançamento.

Assim como o exterior, o conjunto interno do Novo Gol foi totalmente redesenhado. O novo painel de instrumentos combina linhas orgânicas, arredondadas, e formas geométricas. Exclusivo no segmento, o painel da versão Power tem duas cores (Antracite e Cool Gray) e detalhes destacados na coloração Moon Silver. Esses detalhes, aliás, também estão presentes nas demais versões, facilitando o acesso do motorista aos comandos.

As teclas e os ícones do painel têm informações concisas e de fácil compreensão. O instrumento combinado tem grafismo técnico e balanceado, que favorece a precisão com rápida leitura. Todas as escalas " de velocidade, combustível, temperatura e conta-giros " são indicadas por ponteiros. Já as informações adicionais são exibidas por um único display frontal ao motorista, o I-System, de fácil assimilação.

As laterais das portas foram renovadas e permitem a aplicação de tecido em todas as versões. Os bancos ganharam novos tecidos, mais agradáveis ao toque, e nova forma, mais ergonômica, além de um porta-revistas nas costas da versão Power. Os tecidos foram escolhidos para aliar tecnologia e bom gosto.

Na versão de entrada do Novo Gol, o tecido Tear Crepe Cinza dos bancos foi combinado à malharia Attraction, bastante atraente, como diz o nome. Com brilho acentuado, os fios coloridos dos bancos foram cuidadosamente combinados com os detalhes internos em Moon Silver, valorizando a forma das peças.

Já o pacote Trend se diferencia ainda pela combinação do Moon Silver com as peças cromadas de efeito acetinado, também presentes na versão Power, que exigiram extremo cuidado com a superfície e os ajustes.

O tecido Spacer Cinza, usado na versão Power, é caracterizado por efeitos em relevo que fazem referência ao mundo dos esportes. O cromo também está presente no revestimento interno do modelo, reforçando a qualidade do acabamento.

A logotipia do nome "Gol" e da motorização, em itálico, traduz dinamismo, seguindo as mais modernas tendências da Volkswagen, presentes no Scirocco e no Passat CC. Já as logotipias das versões surgem adesivadas nas portas, como uma grife.


ERGONOMIA

NOVO GOL OFERECE POSIÇÃO DE DIRIGIR MAIS ALTA E GANHO EM ESPAÇO INTERNO

No momento de criar o "package" (interior) do Novo Gol, os designers começaram pelo ponto "H" dianteiro, que indica a localização dos quadris dos ocupantes do banco em relação à carroceria: foi possível aumentá-lo em 29 mm. Na traseira, o mesmo ponto "H" foi colocado numa posição 11 mm mais elevada.

Combinada com a maior altura interna, a alteração nos pontos "H" proporcionou mais espaço para os passageiros, mesmo com a distância entre eixos 5 mm menor da nova plataforma. "Foi um trabalho minucioso, com grande efeito para os ocupantes do veículo", diz Gerson Barone, gerente de Design e Package da Volkswagen do Brasil.

Vale ressaltar que, com 2.465 mm, a distância entre eixos do Novo Gol é a maior da categoria. São também superiores à concorrência as bitolas dianteira e traseira. Um ganho apreciável, e que logo é notado pelo motorista, é a maior visibilidade.

Em resumo, em relação ao Gol atual, o maior espaço interno do Novo Gol se expressa por meio de:

- 7 mm para a cabeça no banco dianteiro;
- 19 mm para as pernas na frente;
- 17 mm para a cabeça no banco traseiro;
- 14 mm para as pernas no banco traseiro; e
- 44 mm para os joelhos também no banco traseiro.

Na versão Gol 1.6 Power, a direção é hidráulica de assistência regressiva de série, bem como o ajuste do volante em altura e profundidade, itens opcionais nas outras versões (Gol 1.0 e Gol 1.6).

Os bancos dianteiros do Novo Gol são mais aconchegantes e com maior apoio lateral, os melhores em seu segmento. Além disso, os materiais foram aprimorados e ganharam novas padronagens. Regulagem de altura do banco do motorista e dos cintos dianteiros são de série em todas as versões.

Para facilitar a entrada e a saída, as portas dianteiras e traseiras do carro abrem-se em grande ângulo: 68 graus. As dianteiras possuem dois pontos intermediários de parada, a 29°30' e a 49°, enquanto as traseiras têm uma parada a 40°30'. A solução é a mesma do Fox e do Polo.

Os pontos intermediários são de grande conveniência quando há pouco espaço para abri-las. E, mesmo com o carro estacionado com inclinação lateral de até 20%, as portas se mantêm abertas, graças a um limitador exclusivo na categoria.

A porta do motorista conta com interruptor de luz de cortesia. Os pedais possuem carga bem baixa para serem acionados graças ao comando de embreagem hidráulico e ao acelerador eletrônico. O mesmo ocorre com a alavanca da caixa de câmbio, com igual tipo de acionamento. São detalhes importantes no tráfego denso das cidades brasileiras para proprocionar mais conforto ao motorista.


INTERIOR

FUNCIONALIDADE E ACABAMENTO CUIDADOSO SÃO DESTAQUES DO INTERIOR DO MODELO

Além de aumentar o espaço disponível para os ocupantes, o interior do Novo Gol foi projetado para proporcionar um ambiente agradável e de visual moderno, com materiais de qualidade e um acabamento cuidadoso. Mais moderno e elegante, o novo painel é bicolor e conta com velocímetro, medidor analógico da quantidade de combustível e termômetro do líquido de arrefecimento em todas as versões.

O interruptor do pisca-alerta fica no centro do painel, ao alcance do motorista e do acompanhante. O quadro de instrumentos traz hodômetro digital totalizador e parcial. O conta-giros é de série no Novo Gol 1.6 Power e opcional nas demais vesões (Gol 1.0 e Gol 1.6). A sustentação do painel é feita por suporte próprio dedicado, a exemplo do Fox e do Polo. O amplo porta-luvas tem 4,3 litros de capacidade.

O cuidado com o acabamento reflete-se no fato de toda e qualquer cabeça de parafuso no habitáculo, mesmo na versão básica, ser coberta por capa, o que confere ótimo aspecto visual. O temporizador do limpador de pára-brisa é de série no Gol Power e opcional nas outras duas versões, mas todas contam com o útil acionamento "uma-varrida".

Outro item de conforto e praticidade é o grande número de porta-objetos no interior do Novo Gol. A versão Power, por exemplo, oferece oito porta-objetos: um em cada porta, um na lateral externa do banco do acompanhante, dois no console (também presente em todas as versões) e um na tampa de acesso à caixa de fusíveis, sob o painel e à esquerda, adequado para deixar um telefone celular.

A versão Power contém ainda uma bolsa para revistas no encosto do banco dianteiro direito e porta-copos dianteiro e traseiro. As demais versões possuem também o porta-copos dianteiro.

Internamente, o Novo Gol Power se diferencia também pelos aros dos instrumentos e dos difusores de ar cromados, que nas outras versões têm cor cinza, bem como pela iluminação para os espelhos dos pára-sóis e pelas capas nos trilhos dos bancos dianteiros que se estendem ao espaço traseiro.

O volume do porta-malas do Novo Gol manteve-se igual ao do Gol atual: 285 litros com o porta-pacotes em posição normal. O modelo oferece como opcional bancos traseiros bi-partidos com acesso ao porta-malas, que é totalmente revestido em todas as versões.


DESENVOLVIMENTO

NOVO GOL APRESENTA ALTOS NÍVEIS DE SEGURANÇA, DURABILIDADE E TECNOLOGIA CONSTRUTIVA

Para o desenvolvimento do Novo Gol, as áreas de engenharia da Volkswagen do Brasil e da matriz da empresa, na Alemanha, utilizaram os mais modernos recursos de tecnologia da informação. A carroceria do modelo, incluindo sua rigidez estática e dinâmica, foi traçada primeiro em CAE (Computer-Aided Engineering). O mesmo recurso foi utilizado para simular testes de impacto dianteiro e traseiro, cujos resultados foram confirmados por testes reais (crash-tests).

Para que o modelo tivesse configuração de motor transversal, uma nova e exclusiva plataforma foi desenhada, tendo como base a consagrada plataforma do Polo. A eficácia do CAE no projeto da carroceria do Novo Gol permitiu altos níveis de desempenho, com um número reduzido de protótipos. Desse modo, com tecnologia de ponta, vários meses foram poupados no desenvolvimento do Novo Gol.

A tecnologia da informação serviu também para avaliar a segurança dos passageiros do Novo Gol. Simulações de impacto dos ocupantes contra o painel dianteiro, por exemplo, colaboraram para o alto nível de proteção em caso de colisão. Os recursos tecnológicos foram usados para a análise da dinâmica veicular, inclusive o chamado elastocinematismo, que é o comportamento da suspensão sob a ação de forças de deformação em elementos metálicos e buchas.

A Volkswagen também analisou exaustivamente o comportamento dinâmico do Novo Gol, como as condições e tendências ao subesterço ou ao sobreesterço, permitindo definir os parâmetros de suspensão e rodas que deixam o veículo seguro em qualquer situação, só com o motorista ou completamente carregado. Até a resposta de direção foi analisada em computador.

Posteriormente, assim como nos testes de impacto, todas as predições foram checadas e confirmadas em avaliações reais, em pista. O projeto da estrutura do Novo Gol o levou a uma elevada rigidez torcional estática e dinâmica, sem ocasionar grande aumento de peso.

A freqüência vibratória da carroceria do Novo Gol pode ser comparada à de veículos de categorias superiores, como o Polo. A rigidez da coluna de direção tem sua freqüência natural acima da freqüência do motor em marcha-lenta. Desse modo, o Novo Gol não apresenta a desconfortável trepidação de volante quando o motor está funcionando em marcha-lenta.


SEGURANÇA

CARROCERIA MAIS RÍGIDA; AIRBAGS E ABS COMO OPCIONAIS

O Novo Gol também é destaque em segurança. Além de uma carroceria mais rígida, o modelo oferece como opcional para todas as versões freios com sistema ABS 8.2, inéditos no Brasil, e airbags frontais com bolsas de 60 litros para motorista e acompanhante. Seja com freios convencionais ou com o sistema ABS, o Novo Gol é "best-in-class" em frenagem em sua categoria: é o modelo de entrada que usa o menor espaço para parar completamente: de 100 km/h para 0 km/h em 44,6 metros.

Quanto à segurança passiva, o Novo Gol oferece longarinas dianteiras com deformação programada para absorção modulada da energia dos impactos em zona totalmente fora do habitáculo. Além disso, a carroceria obteve mais 55% de rigidez estática e mais 20% de rididez dinâmica. O capô possui linha de fragilização para dobrar e evitar que, numa colisão frontal, atinja o pára-brisa e/ou invada o interior do veículo.

Na traseira, além de haver também uma zona de deformação programada, há uma integridade estrutural específica para proteger o tanque de combustível em caso de impacto pela retaguarda.

Cuidado especial foi tomado com a aeração interna, otimizada por meio do uso do software Computer Fluid Dynamics, que simula o que acontece nos dutos e saídas de ventilação com o carro em movimento. A área de desembaçamento do pára-brisa é bastante regular, resultando na redução do tempo de desembaçamento sob condições críticas em 30%.

A distribuição do ar é melhor e mais precisa, dentro do mesmo conceito já existente no Fox e no Polo. O resultado é uma sensação de bem-estar inigualável no segmento. Foi dada atenção especial aos controles do ar-condicionado, cujo acionamento é mais leve e preciso.

O condensador do ar-condicionado é 60% maior, graças ao motor transversal, com filtro integrado, gerando maior eficiência e aproveitamento de espaço. O compressor é de nova geração, o que resulta em menores inércia e ruído.


DURABILIDADE

NOVO GOL ENFRENTA CONDIÇÕES CLIMÁTICAS EXTREMAS

O Novo Gol rodou 2 milhões de quilômetros em testes que incluíram durabilidade e provas de qualidade (validação). Os testes ficaram a cargo exclusivamente da Engenharia da Volkswagen do Brasil, mesmo nas rodagens realizadas na Europa, na África e nos Estados Unidos.

Nas diversas condições climáticas a que foi submetido, o modelo enfrentou desde condições de calor e secura extremas, no deserto africano, com temperatura ambiente de 51°C, até o frio e a umidade intensas da região do Ártico, a 28°C negativos. Também foram realizados testes em câmara climática, com temperatura de até 40°C negativos. Com isso, o Novo Gol está apto a rodar em qualquer mercado, confirmando sua vocação para a exportação.


TECNOLOGIA CONSTRUTIVA

DETALHES ÚNICOS NO SEGMENTO CRIAM NOVOS PARADIGMAS

O Novo Gol chega para estabelecer novos paradigmas de tecnologia de desenho e construção de automóveis, especialmente entre os carros de entrada. Há no Novo Gol detalhes construtivos únicos no seu segmento. O interior dos pára-lamas é revestido com uma capa de plástico polipropileno de maneira a evitar golpes de pedras na chapa e assim reduzir o ruído, bem como proporcionar proteção adicional contra corrosão.

Os cuidados chegam a detalhes importantes, como o defletor para direcionar o ar frontal para cada freio dianteiro. Em cada arco de pára-lama existe um pequeno defletor na parte anterior, antes da roda, que, em conjunto, baixam o coeficiente aerodinâmico do Novo Gol em 0,014.

Na seção dianteira, toda a chapa frontal " incluindo grade, faróis, radiador e seu suporte " é removível, sendo que os itens são aparafusados por flanges às longarinas. Assim, no caso de uma batida o reparo pode ser realizado com bastante facilidade e rapidez, sem a necessidade de corte e solda, evitando-se também vestígios do conserto que podem desvalorizar o veículo.

Todas as partes internas da carroceria cobertas por superfícies móveis têm o mesmo acabamento da pintura externa, evitando-se que essas partes sejam pintadas em "primer" ou em tonalidade diferente da cor do veículo.

O Novo Gol também incorpora valor em:

- Cuidado com superfícies internas que são visíveis quando se abrem partes móveis, as chamadas "zonas cinzas". Partes como o vão das portas na coluna central e da porta traseira na região da caixa de roda têm visual liso e perfeito, deixando imperceptível o forte repuxo de chapa nessas regiões.

- Limitador das portas traseiras encapsulado para evitar ruído de vento e entrada de poeira.

- Dobradiças de porta aparafusadas em vez de soldadas, melhorando a reparabilidade. Além disso, o perfil da dobradiça é em aço de alta resistência, para participação efetiva nos resultados dos testes de impacto.

- As folgas entre partes móveis e fixas são mínimas, mesmo quando comparadas com veículos de segmentos superiores aos do Novo Gol.

- O destravamento das portas é feito pela maçaneta interna com apenas um movimento, não sendo mais necessáro o acionamento do pino de travamento das portas.

- Encapasuladas, as fechaduras são as mais modernas do Grupo Volkswagen, trazendo mais conforto para abertura e fechamento, assim como mais segurança contra arrombamentos.

- Os cilindros das fechaduras, quando forçados com chave que não é do carro ou "micha", giram soltos graças um sistema de embreagem, mas voltam a funcionar normalmente com a chave correta.

- Os bicos dos esguichadores do lavador de pára-brisa são fixados por dentro do capô, não sendo visíveis externamente.

- São usados selantes expansivos nos furos dos perfis da estrutura para saída do ar quando a carroceria é submersa no tanque de fosfatização, etapa que precede a pintura de acabamento. No processo, o selante é aplicado e, quando submetido por 10 minutos à temperatura de 170 °C (a mesma usada para a secagem da tinta), se expande e solidifica, proporcionando vedação perfeita. Evita-se, assim, entrada de poeira e água nos perfis com conseqüente eliminação de ruídos.

- O conjunto motor-câmbio/diferencial utiliza o conceito de suspensão pendular " como se estivesse "pendurado" " que contribui para reduzir bastante a transmissão de vibração para o interior do veículo. Para controlar os movimentos do conjunto em relação às acelerações e desacelerações bruscas, há sob ele uma barra ligando-o ao subchassi um restritor de torque. A peça é de alumínio forjado torcido, uma exclusividade do Novo Gol em seu segmento, para maior resistência.

- Os suportes dos coxins do conjunto motor-câmbio/diferencial são de alumínio e foram desenvolvidos no Brasil.

- O eixo traseiro que forma a suspensão interdependente do Gol 1.0 é feito de aço estampado de 5 mm de espessura, e de 6 mm quando equipado com a direção hidráulica opcional, o mesmo ocorrendo na versão 1.6.


MOTOR, CÂMBIO E CHASSI

CONJUNTO MOTRIZ DÁ AO NOVO GOL O MELHOR DESEMPENHO E DIRIGIBILIDADE DA CATEGORIA

O Novo Gol já nasce com os motores EA-111 VHT (Volkswagen High Torque) Total Flex, que também passaram a equipar os modelos da linha 2009 da Volkswagen. O motor 1.0 litro VHT é o mesmo presente no Fox. O motor 1.6 litro VHT equipa também os modelos Fox, CrossFox, Polo, Polo Sedan e Golf.

O conceito VHT foi desenvolvido para o Novo Gol, mas a Volkswagen do Brasil decidiu estendê-lo aos outros modelos em razão dos resultados obtidos nos testes: torque excepcional, baixo consumo de combustível e redução nas emissões. O ganho de eficiência foi alcançado por meio de um trabalho de aperfeiçoamento feito pela Engenharia de Motores da Volkswagen do Brasil.

Os motores da família EA-111, produzida na fábrica de São Carlos desde o final de 1995, se caracterizam pela modernidade de projeto e dos métodos de construção. Por exemplo, é o primeiro motor produzido no Brasil que emprega o sistema de fratura da cabeça da biela, que garante extrema precisão de montagem na árvore de manivelas, um sistema adotado pelos principais fabricantes do mundo.

No Novo Gol, a troca de óleo do motor deverá ocorrer a cada 15.000 km ou 1 ano de uso, prevalecendo o que ocorrer primeiro. É preciso apenas observar a recomendação quanto ao óleo, que deve ser 100% sintético, de classificação API SL e viscosidade 5W-40.

VHT 1.0: o maior torque do mercado

O VHT 1.0 é o motor de maior torque da categoria no mercado brasileiro: 10,6 kgfm (104 Nm) com álcool e 9,7 kgfm (95 Nm) com gasolina, ambos a 3.850 rpm. A potência máxima de 76 cv (álcool) e 72 cv (gasolina), além de elevada diante da concorrência, ocorre a apenas 5.250 rpm. O resultado é um funcionamento em rotações baixas que se assemelha a um motor de maior deslocamento volumétrico, proporcionando grande prazer ao dirigir e ágeis retomadas de velocidade na mesma marcha.

Contribui para isso a elevada taxa de compressão de 13:1, a mais alta entre todos os carros do mercado brasileiro, e a ótima geometria biela-manivela do virabrequim, graças à biela de grande comprimento (152 mm) em relação ao curso dos pistões. Influi também a escolha acertada das características do comando de válvulas e o desenho do coletor de admissão, que conta com um elemento ressonador, bem como pistões de anéis estreitos.

O coletor de escapamento é de aço estampado com catalisador integrado, e as emissões gasosas estão enquadradas nos limites do Proconve 4. Para atender ao Proconve 5, em vigor a partir de janeiro de 2009, será suficiente apenas aumentar a carga de metais nobres do catalisador.

A construção de duas válvulas por cilindro do motor VHT, mais simples, assegura custos de manutenção ou reparação mais baixos no futuro, e não impediu que fossem obtidos números de torque e potência expressivos.

O Novo Gol VHT 1.0 é o carro mais veloz de sua categoria, atingindo 167 km/h (com gasolina) e 169 km/h (com álcool). Ele também é o primeiro a alcançar os 100 km/h partindo do repouso: em 13,4 s, com gasolina, e 12,9 s, com álcool.

VHT 1.6: muita força em baixa rotação

O torque máximo do motor VHT 1.6 é de 15,6 kgfm (153 Nm) com álcool e 15,4 kgfm (151 Nm) com gasolina, ambos a 2.500 rpm. Isso corresponde a um torque específico de 9,8 kgfm/l, expressivo para um motor com esse deslocamento volumétrico, principalmente considerando-se a rotação baixa em que o valor máximo é atingido.

A potência do VHT 1.6 é de 104 cv (álcool) e 101 cv (gasolina), ambas a 5.250 rpm. Assim como ocorre como o VHT 1.0, a potência máxima em baixa rotação garante boas respostas à aceleração e na retomada de velocidade.

A elevada taxa de compressão de 12,1:1 foi um melhoramento recente aplicado ao EA-111 1.6, bem como o coletor de escapamento tubular em aço inox com catalisador integrado. As características do comando de válvulas foram estabelecidas visando favorecer o torque e a potência em rotações mais baixas.

A biela do motor 1.6 VHT também mede 152 mm de comprimento, adequada para oferecer geometria biela-manivela do virabrequim favorável a um funcionamento livre de vibrações. O motor 1.6 conta com injetores de óleo na base dos cilindros para refrigeração dos pistões.

O motor VHT 1.6 também atenderá o Proconve 5 apenas com a carga de metais nobres no catalisador. Da mesma forma, ele tem duas válvulas por cilindro. O Novo Gol VHT 1.6 é ainda o mais rápido da categoria: atinge 190 km/h (gasolina) e 192 km/h (álcool). E também é o primeiro a chegar aos 100 km/h: 9,8 s (gasolina) e 9,6 s (álcool).

Consumo baixo e maior tanque de combustível

Graças à boa aerodinâmica, ao baixo peso (934 kg, para o 1.0, e 944 kg, para o 1.6) e à excelente motorização, o Novo Gol tem baixo consumo de combustível. Seguem abaixo os números deste consumo, medidos segundo as normas NBR 6601 e NBR 7024:

VHT 1.0
Urbano 14,1 km/l (gasolina) / 9,6 km/l (álcool)
Rodoviário 18,6 km/l (gasolina) / 12,6 km/l (álcool)

VHT 1.6
Urbano 13,1 km/l (gasolina) / 8,8 km/l (álcool)
Rodoviário 18,5 km/l (gasolina) / 12,4 km/l (álcool)

O consumo médio ponderado 55% rodoviário e 45% urbano (Peco) é:
1.0 16,1 km/l (gasolina) / 11,0 km/l (álcool)
1.6 15,5 km/l (gasolina) / 10,4 km/l (álcool)

Ainda assim, foi ampliada a capacidade do tanque de combustível, que agora tem 55 litros e tornou-se o maior da categoria (os concorrentes têm 50). Com essa combinação entre menor consumo e tanque maior , o Novo Gol ganhou maios autonomia de rodagem em todas as versões.

MQ200: engates suaves e precisos

Para a transmissão do Novo Gol, foi escolhido o compacto conjunto câmbio-diferencial manual MQ200, o mesmo utilizado no Fox. Como ocorre no modelo maior, o acionamento de marchas é por cabos, conferindo maior suavidade e precisão aos engates, aumentando o prazer de dirigir. Como em outras transmissões manuais Volkswagen, o óleo do câmbio-diferencial do Novo Gol não precisa ser trocado.

As relações das marchas e do diferencial foram determinadas de maneira a conciliar agilidade no trânsito pesado com economia de combustível na estrada. A transmissão MQ 200 é fabricada na moderna unidade da Volkswagen em Córdoba, na Argentina, que também exporta para o México e a Alemanha.

A ligação motor-câmbio é feita por embreagem monodisco como antes, porém o platô de embreagem foi redesenhado para abaixar o ponto de acoplamento da embreagem em 20 mm, agora posicionada a 55 mm a partir do assoalho. O motivo da modificação foi atender a uma solicitação recorrente entre os consumidores: baixar a altura da "pegada" do câmbio. A mudança atingiu todos os modelos de câmbio manual da marca.

Outra característica importante do Novo Gol é a embreagem de acionamento hidráulico, para maior conforto do motorista, uma vez que menos esforço é requerido para movimentar o pedal. Além disso, a maciez de acionamento não depende mais de cabo, que pode tornar o pedal de embreagem mais pesado com o acúmulo da quilometragem. O ajuste de folga do pedal é automático.

Acelerador eletrônico evita solavancos

O Novo Gol oferece acelerador eletrônico em todas as suas versões. O movimento efetivo da borboleta de aceleração é controlado pelo módulo de comando eletrônico a partir de sinal elétrico enviado por um potenciômetro ligado ao pedal do acelerador.

Além da conhecida vantagem de maior suavidade de marcha, por ser impossível o motorista produzir trancos ao acelerar, o limite de rotação (6.500 rpm) é conseguido por fechamento da borboleta de aceleração, não por corte de injeção, como em muitos carros. O resultado é a eliminação total dos desagradáveis solavancos na situação de corte.

Em caso de pane no sistema " uma possibilidade remota " o motorista não precisa se preocupar. Existe uma função "leve-me para casa" no controle da borboleta que a mantém aberta, em posição fixa, tornando possível rodar com o veículo até uma concessionária Volkswagen.

Chassi: receita tradicional de sucesso

O Novo Gol traz o conhecido e aprovado chassi dos modelos Volkswagen de tração dianteira, caracterizado por suspensão dianteira tipo McPherson com molas helicoidais e quadro auxiliar, e suspensão traseira interdependente por eixo de torção com molas helicoidais. As versões 1.0 com direção hidráulica opcional e 1.6 contam com barra estabilizadora tipo desacoplada, conectada às colunas de suspensão por bielas. Todas são equipadas com amortecedores pressurizados.

Os braços de controle triangulares dianteiros possuem articulação bidirecional, com a bucha silenciosa traseira de eixo vertical para produzir efeito auto-estabilizante em condições de coeficiente de atrito diferente entre lados. O efeito auto-estabilizante é complementado pelo raio de arrasto negativo. A direção é por caixa de pinhão e cremalheira com servoassistência hidráulica, de série na versão Power e opcional nas demais, de assistência variável inversamente proporcional à rotação do motor. O diâmetro mínimo de curva é de 10,4 metros.

Os freios dianteiros são a disco ventilado de 239 mm de diâmetro, quando a roda é de 13 polegadas, e de 256 mm, com rodas de 14 e 15 polegadas. Na traseira, a tambor de 180 mm de diâmetro, auto-ajustável. O freio ABS é opcional para todas as versões. Neste caso, trata-se da mais moderna versão em uso, a 8.2.ainda inédita no Brasil.

Nos discos de freio, a Volkswagen do Brasil está lançando uma tecnologia igualmente inédita e patenteada, a "Visual Check". Por meio de dois pequenos orifícios de profundidades diferentes, o motorista pode saber, visualmente, se chegou a hora de trocar os discos de freio, auxiliando em sua segurança e no diagnóstico correto das condições do veículo.


ACABAMENTO

NOVO GOL CHEGA NAS VERSÕES 1.0, 1.6 E 1.6 POWER

O Novo Gol chega ao mercado nas versões 1.0 , 1.6 e Power 1.6, e com quatro portas. Para atender o cliente que valoriza o diferencial nos acabamento, há ainda a opção do módulo Trend para as versões 1.0 e 1.6. Todas trazem banco do motorista com regulagem de altura, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, controle interno dos retrovisores, hodômetro e relógio digital, console, pára-sóis com espelho, porta-luvas, porta-malas revestido em carpete e tomada 12V, entre outros itens. Um defletor de ar traseiro (aerofólio) equipa igualmente todas as versões, uma vez que é estampado na porta traseira do veículo.

Por fora, o Novo Gol oferece de série pára-choques na cor do veículo e vidros verdes, além de rodas de aço 13" com pneus 175/70 R13 e supercalotas "Daytona" (Gol 1.0) e rodas de aço 14" com pneus 175/70 R14 e supercalotas "Silverstone" (Gol 1.6).

A novidade, disponível em todas as versões, é o imobilizador de motor Immo 4, de última geração e que estréia agora no Novo Gol, para oferecer mais segurança ao proprietário do veículo. As fechaduras das portas também são novas e mais protegidas, representando o que há de mais moderno hoje no Grupo Volkswagen: em caso de o cilindro da chave ser forçado por fora do carro, ele gira em falso sem abrir a porta e sem corromper o mecanismo, que volta a funcionar com a chave original.

Gol Power: direção hidráulica de série

Para o Gol Power, além destes itens, há ainda um defletor de ar traseiro (aerofólio) alongado, antena de teto com amplificador; faróis com duplo refletor e máscara negra; faróis de neblina; frisos, moldura dos faróis de neblina, grade dianteira e saída de escape cromados; lanternas escurecidas; maçanetas e retrovisores na cor do veículo; soleira e coluna B pretos; logotipia Power; brake-light e rodas de aço 15" com pneus 195/55 R15 equipados com supercalotas "Monte Carlo".

Na parte interna, o modelo tem cintos traseiros retráteis; alças de segurança no teto; cobertura dos trilhos dos bancos; detalhes cromados; painel em duas cores; extensão de console; pára-brisas dégradé e porta-objetos nas laterais das portas, entre outros itens.

Dentre os equipamentos funcionais, fazem parte da série: direção hidráulica; abertura elétrica interna do porta-malas; seis alto-falantes e fiação elétrica para som; conta-giros; coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro; pára-sóis iluminados; luz de cortesia em todas as portas e temporizador no lavador de pára-brisa.


OPCIONAIS

AR-CONDICIONADO, ABS, AIRBAGS, BLUETOOTH, LIGA-LEVE E I-SYSTEM PARA TODAS AS VERSÕES

A oferta de opcionais do Novo Gol é bastante versátil, permitindo ao cliente montar o carro exatamente de acordo com a sua preferência e as suas necessidades.

Os compradores do Gol 1.0 e do Gol 1.6, por exemplo, podem adicionar isoladamente itens como aquecimento interno; preparação para som; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro + temporizador do pára-brisa (Funcional I); trava elétrica + vidro elétrico das portas dianteiras (Kit I); este mesmo pacote com ar-condicionado (Kit II) ou então com direção hidráulica (Kit IV); ou ainda uma combinação de todos este itens (Kit III).

Os usuários dos dois modelos podem ainda adquirir o módulo Trend, um lançamento recente de enorme sucesso na linha Gol, que para o Novo Gol inclui faróis com duplo refletor, defletor de ar (aerofólio) traseiro estendido e chave tipo "canivete", entre várias opções. Para o Gol Power, são opcionais: aquecimento; travas e vidros elétricos (Kit I) e o ar-condicionado acrescido de alarme keyless e do item anterior (kit V).

Como opcional para todas as versões do Novo Gol destacam-se: rodas de liga-leve (Suzuka 15"); rádio Concept com entrada USB e SD Card ou rádio Mid, que inclui ainda CD Player MP3 e Bluetooth; volante multifuncional; freios ABS 8.2 e duplo airbag, para motorista e acompanhante, entre vários outros itens.

I-SYSTEM

SISTEMA INTERATIVO DO NOVO GOL VAI MUITO ALÉM DO COMPUTADOR DE BORDO

Outro opcional para o modelo é o I-System, sistema de interação eletrônica do motorista com várias funções do veículo. O I-System " Sistema Interativo Volkswagen " compreende as funções de Configurador, Mostrador de Informações e Computador de Bordo.

Trata-se de um sofisticado e útil recurso de alta tecnologia, que permite ao motorista configurar seu carro de acordo com suas preferências, e ter todas essas informações no painel de instrumentos, ao toque de um botão.

O mostrador do I-System é do tipo matriz de pontos, num total de 7.221 deles (83 x 87 pontos), o maior da categoria. Com o Configurador é possível programar:

os vidros elétricos,
o travamento das portas e o alarme,
os alertas de manutenção,
o alerta de velocidade, e
o idioma utilizado pelo motorista.
O Mostrador de Informações exibe:

- a estação de rádio sintonizada, seja a sua freqüência ou, caso a emissora possua RDS (radio data system), o seu nome e/ou eventual slogan, no alto do mostrador,

- informações de reprodução de música, como por exemplo o ajuste do equalizador,

- o status de telefone via Bluetooth, que pode avisar que há chamada entrando, por exemplo, informando o número está chamando ou o pareamento com o sistema de áudio do veículo.

O Computador de Bordo informa o motorista, em dois campos, sobre:

a distância percorrida,
o tempo de viagem,
a velocidade média,
o consumo instantâneo de combustível,
o consumo médio de combustível, e ainda
a autonomia segundo a quantidade de combustível no tanque.

ACESSÓRIOS

VOLKSWAGEN TECH LANÇA LINHA DE ITENS EXCLUSIVOS PARA O NOVO GOL

Para o Novo Gol, a Volkswagen Tech está lançando uma linha de acessórios exclusivos, cuja instalação mantém inalterada a garantia do carro " 12 meses para todos os itens e 36 meses para motor e transmissão.

Segundo o diretor de Pós-Vendas da Volkswagen do Brasil, Leonardo Juan Soloaga, o lançamento do Novo Gol é uma excelente oportunidade para a rede Volkswagen expandir seus negócios. "São raros os clientes de carro novo que não querem colocar algum acessório no veículo", afirmou.

"Uma vantagem adicional da Volkswagen Tech é que a compra do acessório pode ser financiada junto com o veículo, diluída nas prestações", acrescenta Soloaga, citando o exclusivo plano Financiamento Total Volkswagen. Trata-se de um financiamento que pode embutir também os custos da documentação, do licenciamento e do seguro, entre outros.

Veja a seguir alguns acessórios da Volkswagen Tech disponíveis para o Novo Gol:

- rack de teto exclusivo,
- sensor de estacionamento,
- bancos de couro,
- roda de 15" de desenho exclusivo,
- apliques aerodinâmicos (aeroparts),
- equipamentos de áudio,
- navegadores GPS,
- ar-condicionado e direção hidráulica,
- sistema de alarme, e
- kit de vidros e travas com acionamento elétrico.


SEGURO E REPARABILIDADE

RECURSOS AUMENTAM PROTEÇÃO E REDUZEM CUSTOS DE REPAROS

A Volkswagen do Brasil desenvolveu o Novo Gol pensando também em seus aspectos de custos de seguro e facilidade de reparos, que são temas relacionados. Em média, 40% do valor do seguro de um carro está relacionado ao seu índice de roubo e furto, e cerca de 20% está relacionado ao custo de peças e mão-de-obra em caso de sinistro.

No Novo Gol, a possibilidade de furto foi reduzida com o imobilizador de quarta geração, o Immo 4, de cinco algoritmos de criptografia, o que torna muito mais difícil a quebra do código e o consequente desbloqueio do motor sem o uso da chave original do veículo para dar a partida. Como comparação, o Immo 3 utilizava dois algoritmos e o Immo 2, apenas 1.

O mecanismo das fechaduras do Novo Gol é totalmente encapsulado, seguindo os mais recentes padrões mundiais do Grupo Volkswagen, e impede sua abertura por meio da introdução de hastes (as populares "michas"). Os cilindros das fechaduras são construídos de tal forma que transmitem movimento somente com a chave do veículo introduzida. Qualquer tentativa de girá-lo por outro meio leva ao imediato desacoplamento, girando em falso. Mas ao ser usada a chave original do veículo, o mecanismo volta a funcionar normalmente.

Na reposição das peças, a cesta básica do Novo Gol custa menos quando comparada ao Gol e à média de seus concorrentes. No geral, a redução dos preços das peças foi de 20% a 25% em relação ao Gol atual.

Outro cuidado importante: a fechadura do capô do motor foi construída de forma a dificultar o arrombamento por baixo do modelo. Outras medidas visam facilitar a identificação do veículo, como a gravação do número do motor em um ponto frontal, de fácil acesso, e do número do chassi no assoalho do passageiro dianteiro.

O Novo Gol foi submetido à análise do Centro de Experimentação e Segurança Viária " Brasil (Cesvi Brasil), órgão privado independente que é referência para as seguradoras em questão de reparabilidade. No estudo CAR Group, o modelo atingiu o índice 13, o melhor resultado da categoria quanto a facilidade e custo do reparo. Segundo o Cesvi, o Novo Gol ganhou posições nesse tópico em relação ao Gol atual, o que certamente vai colaborar para que os prêmios dos seguros sejam mais baratos.

 
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