Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

Fiat Linea

O lançamento reconduz a Fiat Automóveis ao segmento dos sedans médios, e também comprova sua vocação para montadora “full-liner”, com uma gama completa de modelos atuais e competitivos, contemplando os mais diversos segmentos do mercado. O novo carro representa tanto o “estado da arte” da trajetória da Fiat como o ponto de partida para novas conquistas no futuro: um novo patamar e uma nova referência no mercado. O Fiat Linea é a mais pura tradução da modernidade e da eficiência de uma empresa engajada em oferecer sempre o melhor.

O novo modelo é um projeto mundial da Fiat, desenvolvido para competir em vários países – o que significa a internacionalização da marca –, mas que no Brasil recebeu características desejadas pelo mercado nacional, com incrementos em tecnologia e sofisticação. O projeto foi desenvolvido pela Engenharia da Fiat do Brasil juntamente com a Itália. Lançado em maio de 2007, ele já é vendido em diferentes países, como Alemanha e Portugal - inclusive já recebeu o prêmio Autobest 2008, eleito por um júri de 15 jornalistas da imprensa automotiva que representam diversos países Europeus. E agora chega também ao Brasil.

Tradicionalmente, a Fiat Automóveis ouve seus clientes durante o desenvolvimento de um produto. Com o Linea não foi diferente. Eles queriam um carro elegante, luxuoso, de design marcante e belo. O Fiat Linea, com suas linhas esguias e harmoniosas, e com seu interior requintado, é tudo isso – puro estilo italiano com tempero brasileiro. Queriam também motorizações modernas. Para oferecê-las, a empresa não poupou recursos para desenvolver o novo motor 1.9 16V Flex e trouxe o motor T-Jet, de última geração, que concilia pequeno tamanho, economia e alto desempenho.

Queriam muita tecnologia, presente em recursos ultramodernos que tornam a convivência com o carro mais prazerosa, segura e prática. O Fiat Linea oferece itens como câmbio Dualogic, Blue&MeTM, Blue&MeTM NAV com navegador GPS, sensor de estacionamento, de chuva e crepuscular, até seis air bags, ar-condicionado automático digital e muito mais. E queriam um carro completo, que pudessem personalizar – e podem, com uma linha exclusiva de acessórios.

Com tais atributos, o novo top de linha da Fiat chega para ser a nova referência em um segmento cada vez mais importante e com mais opções. Hoje, ele é o quarto maior segmento do mercado nacional. De 2006 para 2007, cresceu nada menos do que 30,6% – enquanto o mercado de automóveis ganhou 26,4% no mesmo período. Em 2007, foram comercializados mais de 181 mil carros, volume este que movimentou aproximadamente 12 bilhões de reais. Neste ano, de janeiro a agosto, o segmento dos sedans médios já vendeu mais de 140 mil automóveis. Estima-se um volume de 220 mil unidades para o fechamento de 2008.

O momento não poderia ser mais oportuno. E o Fiat Linea surge neste cenário como um carro diferenciado, repleto de atrativos, com a missão de conquistar os clientes mais exigentes. E para ir ao encontro dos anseios dele, o Fiat Linea chega ao mercado em quatro diferentes versões, com duas novas motorizações, dois tipos de câmbio e três níveis de acabamento. São elas: 1.9 16V, 1.9 16V Dualogic, Absolute e T-Jet.

FORMA & FUNÇÃO

Elegância e estilo inteligentemente combinados com conforto e praticidade

Externamente, linhas inquestionavelmente italianas. Internamente, um ambiente requintado e extremamente funcional. No conjunto, um automóvel absolutamente harmonioso e original. Assim é o Fiat Linea.

Criado pelo Centro Stile Fiat, na Itália, a originalidade do novo carro fica evidente em suas linhas limpas e fluidas, que lhe dão uma aparência dinâmica e bem-resolvida. E inconfundivelmente italiana.

As generosas dimensões do Fiat Linea – 4,56 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,50 m de altura – confirmam a impressão de grande size impression que se tem ao vê-lo pela primeira vez.

A dianteira é imponente e, como tal, marca a presença singular do novo sedan. Todos os seus elementos estilísticos estão em balanço, resultando em um jogo geométrico interessante que atrai os olhos e cativa.

Afunilada, com contornos arredondados, a dianteira é ao mesmo tempo elegante e sólida. A grande grade, que reedita o novo “family feeling” dos modelos Fiat, é trapezoidal, com cantos arredondados, e traz elementos finos e moldura cromados. Ela marca a linha divisória entre o capô e o pára-choque integrado; estilisticamente, a entrada de ar abaixo deste representa a continuidade da grade. O contorno do pára-choque é demarcado por essa entrada, por nervuras e por frisos cromados.

Dos lados da entrada de ar, reentrâncias arredondadas embutem as luzes de neblina, que complementam os faróis visualmente. Estes, do tipo biparábola e com três partes estéticas, são alongados, com um formato orgânico. Interceptam as linhas do capô do motor e dos pára-lamas: um vinco parte de seu canto interno em direção ao pára-brisa; outro sai do canto externo dos faróis e corre até se encontrar com a borda inferior dos vidros laterais.

O vinco que se inicia no canto interno dos faróis e termina na extremidade da tampa traseira representa uma continuidade com a dianteira do Fiat Linea. Ele se funde à borda inferior dos vidros – destacada por um detalhe cromado –, que correm em diagonal e dão ao sedan um ar de grande dinamismo. Essa mesma impressão é reforçada pela acentuada inclinação do pára-brisa. Não há uma quebra nítida entre ele e o capô: um parece fluir do outro, em um perfil de aspecto aerodinâmico e esportivo. A linha superior dos vidros e do teto, arredondada e fluida, sem um único canto vivo, reforça essa impressão. 

Frisos cromados percorrem a porção inferior das portas. Eles representam outro elemento de continuidade estilística, pois os olhos os encontrarão novamente na traseira do sedan. Assim, esses frisos se repetem em toda a volta do Fiat Linea.

Os pára-lamas musculosos acrescentam um elemento de solidez e força ao Fiat Linea. Da parte superior do pára-lama dianteiro nasce um vinco que percorre toda a lateral, paralelamente à linha dos vidros, e se dissolve sobre as lanternas traseiras. As maçanetas das portas, com detalhes cromados, discretas e em formato de gota, estão deitadas sobre esse vinco, ressaltando a pureza dos traços do novo sedan.

Essa vertente se repete na traseira do Fiat Linea: todas as linhas são limpas e essenciais, sem elementos supérfluos, resultando em um perfil marcante, elegante e forte. As belas lanternas, de formato trapezoidal, invadem a lateral do sedan, atraindo o olhar. Elas possuem um detalhe na porção inferior, acompanhando um vinco que atravessa a tampa do porta-malas.

A tampa tem um perfil curvo, demarcado pelo mesmo vinco que se inicia no canto interno dos faróis – como se ele fizesse uma curva para cima ao chegar à extremidade. Esse elemento funciona para dar fluidez visual ao sedan, conferindo grande harmonia a todo o conjunto.

Abaixo da tampa e das lanternas, o robusto pára-choque integrado possui um vinco que nasce na extremidade aguda das lanternas e repete o desenho curvo visto em outras partes do carro. Ele é cortado também por frisos cromados e por uma reentrância que abriga a placa; duas lâmpadas para iluminá-la ficam embutidas acima dela.

As lanternas são facilmente visíveis para outros motoristas. O brake-light de série, inserido internamente na base do vidro traseiro, completa a eficiência do conjunto ótico.

Não há fechadura no porta-malas: ele é aberto por comando interno ou por telecomando. Esse recurso foi adotado especificamente para o mercado brasileiro, levando em conta o gosto do cliente. A nova logomarca vermelha Fiat, no centro da tampa, completa o conjunto, dando ainda mais requinte ao modelo.

Estilo interno e vida a bordo
Da mesma forma que o exterior, o habitáculo do Fiat Linea é uma expressão legítima do estilo italiano. O amplo espaço interno, a qualidade dos materiais de acabamento, o esmero com o conforto e a grande atenção dada aos detalhes deixam isso evidente – assim como o ambiente claro, arejado e acolhedor, feito de elementos tão harmoniosos quanto os que compõem a carroceria. Na verdade, interior e exterior se balanceiam e complementam, e o produto final é um carro com excelente qualidade de vida a bordo, de grande beleza e requinte, que nasceu para agradar. E muito.

Quem entra no carro imediatamente percebe que o cuidado empregado na criação das linhas externas se mantém no habitáculo. A qualidade do acabamento interno é encontrada em todos os locais, como nas cores dos revestimentos, nas texturas dos materiais, nos contornos arredondados, no painel de instrumentos de excelente visualização chegando até na vasta área envidraçada. Tudo foi pensado para levar o motorista e os passageiros a conviverem com o Fiat Linea da melhor maneira possível.

A combinação de cores e materiais no interior varia de acordo com a versão. Assim, para o Fiat Linea 1.9 16V e 1.9 16V Dualogic foi escolhido o cinza, presente nos bancos em veludo e em detalhes do painel. A versão Absolute recebeu couro cinza ou bege – o cliente escolhe, e o painel acompanha o padrão. E a versão T-Jet vem com acabamento em microfibra e tear bege. O painel é bicolor, com a parte de cima preta e a de baixo bege, e há vários detalhes cromados. Independente da versão, a qualidade do acabamento é sempre refinada e extremamente agradável aos olhos.

O Fiat Linea vai muito além do estilo refinado, pois ele nasceu em torno do indivíduo, para acolhê-lo, protegê-lo e agradá-lo. Recursos para isso não lhe faltam.

Eles começam pelo generoso espaço interno. Mas espaço, por si só, não basta: é preciso aproveitá-lo com inteligência, contemplando pessoas dos mais diversos portes físicos e, especialmente, oferecendo ao motorista todas as condições para que ele conduza o veículo com segurança e conforto. E no Fiat Linea, a ergonomia foi o centro das atenções.

O novo sedan cumpre essa diretriz muito bem. Em todas as posições há espaço de sobra para os ocupantes. Mesmo que o motorista tenha grande estatura, quem viaja atrás dele não é afetado – o conforto no banco traseiro é praticamente independente das regulagens do dianteiro. Além disso, a conformação dos bancos foi planejada de modo a envolver os ocupantes, mesmo em situações de condução mais dinâmica e esportiva.

Em todas as versões o banco traseiro é bipartido 60/40. Ele traz três cintos de segurança traseiros de três pontos, além de três encostos que possuem apoio para cabeça regulável em altura – são recolhidos quando não há passageiros, para não interferir na visibilidade do motorista. E para maior conforto há também um apoio para braço central, que embute porta-copos e porta-objetos.

Nos bancos da frente, os ocupantes se sentem abrigados e seguros. As costas são sustentadas por um moderno sistema de suporte lombar, e há regulagens de distância, da inclinação do encosto e do apoio de cabeça, que contém mecanismo anti-whiplash quando equipado com side-bag.

Para o motorista, existe ainda regulagem de altura feita por meio de uma alavanca na lateral de seu banco. Esse controle, aliado às regulagens de altura e profundidade do volante, lhe permitem sempre encontrar a posição ideal para conduzir o carro, proporcionando mais conforto e segurança.

Seu prazer de dirigir é ampliado pelo quadro de instrumentos, posicionado de tal forma a facilitar a visualização e leitura das informações exibidas, tanto de dia quanto de noite. Relógios grandes, disposição lógica e intuitiva de todas as luzes-espia e iluminação de fundo cor-de-laranja sobre preto seguem o novo “family feeling” Fiat.

Há dois tipos de quadros de instrumentos, com grafias diferenciadas, dependendo da versão. Para as versões 1.9 16V, 1.9 16V Dualogic e Absolute temos uma grafia requintada e o quadro pode vir com um display de 3 linhas ou com a tecnologia dot matrix (quando equipado com o Blue&MeTM NAV). Já a versão T-Jet traz uma grafia mais esportiva e o display sempre na configuração dot matrix.

Todos os botões e alavancas são intuitivos e logicamente distribuídos ao redor do motorista e ele não precisa desviar os olhos do trânsito para acioná-los. No painel à esquerda do volante estão os comandos do menu My Car  e dos faróis de neblina. Na porção central do painel situam-se os controles para o ar-condicionado e o rádio (que, conta também com comandos no volante), além do comando para abertura do porta-malas, desembaçador traseiro, pisca-alerta e tecla NAV para veículos equipados com o Blue&MeTM NAV .

As alavancas para o comando de iluminação externa e piloto automático (quando houver) ficam do lado esquerdo do volante. A primeira tem as funções de selecionar as luzes externas, comutar entre luz alta e luz baixa (lampejo dos faróis) e as setas. A segunda determina a velocidade desejada e habilita ou desabilita o piloto automático.

Do lado direito do volante foi posicionada a alavanca de comando dos limpadores de pára-brisa. As palhetas são controladas por meio de um anel rotativo de três posições em sua extremidade, com intermitência, velocidade baixa e velocidade alta. Também o lavador do vidro e o comando antipânico (aciona os limpadores imediatamente) são acionados por essa alavanca, assim como a função TRIP – que ativa o computador de bordo, através do botão situado na extremidade dessa mesma alavanca.

A visibilidade externa é garantida pela ampla área envidraçada e pelos grandes espelhos retrovisores. Os pertences serão sempre bem acomodados e organizados nos porta-objetos do Fiat Linea, como o embutido no apóia-braço dianteiro e o porta-óculos no teto, no lado esquerdo. E para completar, o porta-malas com capacidade para 500 litros – com os bancos na posição normal e 870 litros com o banco traseiro rebatido até a linha do vidro – é um dos maiores de seu segmento. Assim, tudo contribui para que a experiência de dirigir o Fiat Linea seja prazerosa tanto no trânsito das grandes cidades como na estrada a caminho do lazer.

TECNOLOGIA
Funcionalidades de última geração

De nada vale a mais avançada tecnologia se ela não servir a um propósito. No Fiat Linea, as tecnologias mais modernas disponíveis na indústria automobilística foram empregadas para ampliar o conforto e a segurança dos ocupantes, tornando a convivência com o novo sedan extremamente prazerosa e prática. Cada recurso foi concebido e implementado com esse preceito em mente, pensando nas necessidades e desejos do motorista e seus passageiros. Conheça a tecnologia presente no Fiat Linea.

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

Motor Magazine
R. Duarte de Azevedo, 448 - São Paulo - SP - Tel.:55 11 2973-8204
contato@motormagazine.com.br
Nipotech Brasil Tecnologia