Patrice Ratti (Diretor Geral da Renault Sport Technologies)
No centro da grade o ar é engolido e em seguida canalizado pela estrutura do chassi em direção aos dois radiadores de água. A saÃda deste fluxo é feita por extratores de ar colocados sob o capô. A depressão criada por esta solução contribui para aumentar o apoio aerodinâmico na dianteira do veÃculo. Uma lâmina imponente ajuda a alimentar o difusor inferior e um fundo plano completa a solução para o eixo dianteiro. Duas aletas situadas ao lado do painel gerador de vortex atenuam a turbulência gerada pela rotação das rodas.
« O Renault Sport R.S. 01 é um carro de competição espetacular, se encaixa no mais puro espÃrito de um GT e promete as mais belas sensações de pilotagem. Com suas caracterÃsticas esportivas de alto nÃvel, ele ilustra a riqueza do conhecimento da Renault Sport e sua capacidade de desenvolver veÃculos de competição que revelerão os futuros campeões de GT ou Endurance. »
Alain Prost (Embaixador da Renault para o automobilismo de competição)
UM PERFIL REBAIXADO E ESCULPIDO
O perfil rebaixado é caracterÃstico de um GT com motor central traseiro e segue a tendência atual de entradas de ar projetadas nas laterais. A assimetria dos balanços é ditado pela arquitetura do veÃculo e pela otimização da repartição de massas.
A área envidraçada se estende até o aerofólio traseiro, num conjunto complementado por um capô em forma de flecha e que reforça este viés de design.
As curvas esculpidas do Renault Sport R.S. 01 o enquadram na filosofia do carro-conceito DeZir, modelo apresentado em 2010. Neste estudo preliminar o designer Akio Shimizu também se inspirou no Renault Estrela Cadente, modelo projetado para quebrar recordes de velocidade e que em 1956, na planÃcie salgada de Boneville (EUA) superou os 300 km/h em 1956!
O fluxo de ar canalizado pelo difusor inferior escoa pelos extratores posicionados após as rodas dianteiras. Esta solução garante ainda a melhor passagem de ar dos permutadores de calor, garantindo assim a refrigeração ideal dos turbo compressores.
POTÊNCIA E IDENTIDADE MARCANTE NA TRASEIRA
Além do aerofólio regulável, o difusor traseiro gravado com a inscrição Renault Sport R.S. 01 direciona o escoamento do ar que passa pelo fundo plano. Este dispositivo apresenta enorme vantagem de não gerar arrasto e, portanto, não prejudica a velocidade de ponta.
Acima do difusor estão localizadas as saÃdas do escapamento duplo e os LEDs correspondentes à luz de freio, solução que complementa a assinatura original de iluminação notável em praticamente toda a largura do Renault Sport R.S. 01
DESEMPENHO AERODINÂMICO DE UM MONOPOSTO
A carga aerodinâmica gerada permite ao Renault Sport R.S. 01 obter desempenho excepcional, superior a modelos da categoria GT3 e próximos ao obtido com os veÃculos usados no DTM. Os Ãndices dos coeficientes de deportancia (Cz) e arrasto (Cx) são similares aos gerados por um carro da Fórmula Renault 3.5, o monoposto de referência da World Series by Renault. Ao atingir sua velocidade de ponta, 300 km/h, este fórmula gera 1,7 toneladas de apoio.
MONOCOQUE DE CARBONO SEGUE AS NORMAS LMP1
Supervisionada pelo engenheiro Christophe Chapelain, a concepção do Renault Sport R.S. 01 é o resultado da colaboração com parceiros técnicos de referência.
A solução de um monocoque em fibra de carbono foi a escolha natural para atingir os objetivos em termos de peso e segurança. Assim como na Fórmula Renault 3,5, a empresa italiana Dallara foi encarregada de estudar e projetar o chassi. A « banheira », que inclui o tanque de combustÃvel com capacidade para 150 litros, recebeu na parte superior um santantônio de aço. Na dianteira, uma estrutura deformável absorve a energia em caso de choque frontal e seu desenho em forma de arco ajuda na eficiência aerodinâmica do veÃculo. Outra estrutura deformável do tipo « crash box » foi fixada na caixa de câmbio repetindo a função da solução dianteira. O conjunto está concebido para atender à s normas FIA LMP1 e garantir um alto Ãndice de segurança.
Os dispositivos de segurança são completados por uma coluna de direção retrátil, um banco Sabelt do tipo concha e um cinto de segurança de seis pontos compatÃvel com o sistema HANS®.
MAIS DE 500 CAVALOS
Semiportante, o motor é fixado ao monocoque de fibra de carbono, sendo que os pontos superiores são ligados à gaiola do tipo santantônio. Preparado pela Nismo, o V6 3.8 l biturbo é proveniente do Nissan GT-R. Em relação ao modelo de série a principal modificação é a utilização de um sistema de cárter seco para garantir a lubrificação em curvas longas. O gerenciamento eletrônico Pectel dispõe de função controle de tração.
A pressão do turbo está regulada para gerar potência superior a 500 CV e torque máximo de de 600 N.m. Isto permite ao Renault Sport R.S. 01 um desempenho situado entre carros das categorias GT3 e DTM.
CAIXA DE CÂMBIO SEQUENCIAL DE SETE VELOCIDADES
O motor Nismo está acoplado a uma caixa de câmbio longitudinal de sete velocidades fornecida pela Sadev. Sempre por uma questão de controle de custos, o mesmo jogo de relações de marcha será usado em todos os circuitos. No entanto será possÃvel ajustar a pré-carga aplicada no diferencial auto blocante. O comando sequencial é ativado por alavancas de controle instaladas junto ao volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnético. Desenvolvido especialmente pela ZF Race Engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida útil do equipamento.
O comando sequencial é ativado por alavancas de controle instaladas junto ao volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnético. Desenvolvido especialmente pela ZF Race engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida útil do equipamento.
RODAGEM A SERVIÇO DA EFICIÊNCIA
Quando a essência da aderência é gerada pelo apoio aerodinâmico, a suspensão é projetada em função desse conceito. Tal qual nos carros esporte-protótipos, a arquitetura da suspensão utiliza a solução clássica de triângulos duplos, com bielas e amortecedores Öhlins. Reguláveis em compressão e expansão, eles estão instalados a cada canto da suspensão dianteira e, na traseira, longitudinalmente sobre a caixa de câmbio.
O sistema de freios combina discos de carbono de 380 mm de diamtero da PFC Brakes e pinças de seis pistões. Esta escolha permite um equilÃbrio excelente em termos de eficiência e durabilidade. O Renault Sport R.S. 01 também está equipado com um sistema ABS Bosch Motorsport.
Parceira técnica da Renault Sport Technologies em todos os seus projetos de competição, a Michelin desenvolveu pneus com aro de 18 polegadas especÃficos para o Renault Sport R.S. 01. Eles são montados em rodas de desenho inédito fixadas por porca central.